8.12.16

UM JOINHA PARA BATTAMBANG

Decidimos vir a Battambang no dia anterior. Siem Reap já tinha dado o seu caldo e Phnom Phem não tem lá tantas coisas, então encaixamos 3 dias em um lugar novo no meio do caminho. Grata surpresa: Battambang é demais. 





TREM DE BAMBU

Logo de manhã tocamos para o passeio no inacreditável trem de Bambu. Por 5 dólares fazemos um rolê de 12 km em um mini vagão aberto, sentado em uma esteira de palha com almofadinhas. O cenário são simples arrozais, mas o legal é o próprio trem, que viaja por uma linha férrea em operação nos horários em que os grandes trens não estão passando. Não há trenzinho na Disney mais bacana. E corra porque o passeio poderá ser desativado quando a linha passar por uma grande reforma que está sendo planejada.




ARROZ NO BAMBU

Na volta, um pit stop pra comprar de uma camponesa um arroz com coco cozinhado no bambu. Nada mal.

KILLING FIELDS

De tarde, visitamos um pequeno memorial aos mortos da cidade no genocídio cambojano comandado pelo ditador Pol Pot nos anos 70. Forte. Nos anos de chumbo do Khmer Rouge, o regime simplesmente decidiu que Phnom Phen, Battambang e todas as grandes cidades deveriam ser esvaziadas e todos os habitantes voltassem ao campo para resgatar à forceps a tradição rural da região. Quem se opunha a tal ordem era executado. Há poucas flores na história desse povo e as cicatrizes são fortes.

BAT CAVE

Ao fim da tarde estávamos na "Bat Caverna", lugar que não poderia ter nome mais literal. Às 5 e meia da tarde, nós e uma numerosa turistada estava reunida em frente a uma fenda de uma montanha para ver a repentina revoada de milhares de morcegos saindo da caverna escura para se espalharem pela noite. Cena louca.




No outro dia, após a visita no mercado e o curso de culinária, uma tarde de descanso na piscina do hotel ostentação. É claro que a não demorou pra Irene meter as fuças na beira da piscina e ganhou um belo de um galo na testa. Mas tudo bem, sem hospital dessa vez. Férias das férias.


Battambang é uma cidade pequena e simples, mas que deu pra gente um par de dias muito legais. Valeu.