22.12.16

O CAMINHO É O DESTINO - DE CHIANG MAI A SUKHOTHAI DE UBER, TREM, TUK TUK, VAN E CAMINHONETE

Nesses quase 30 dias de viagem, estamos chegando ao nosso sétimo destino. Isso quer dizer que por sete vezes já tivemos que acordar mais cedo, arrumar as mochilas, botá-las nas costas, fazer check-out no hotel e nos transportarmos à próxima cidade.

E olha que fizemos viagens longas. Passamos 6 horas numa van para atravessar à pé a fronteira do da Tailândia ao Camboja e ainda pegar mais ônibus. Pegamos 7 horas de barco para atravessar o maior lago do Camboja. E de lá, 8 horas de busão até a capital. Fizemos um vôo do Camboja à Tailândia com conexão na Malásia. Isso fora os passeios longos, como o cruiser boat para as ilhas de Ko Phi Phi, ou o rolê de 60 km no fundo de uma caminhonete até o santuário dos elefantes de Chiang Mai. E fizemos tudo isso junto com 2 crianças de 5 e 7 anos.

Pra quem se cansa só de ler, entenda uma coisa importante: para nós, o caminho é tão importante quanto o destino. Não se pode encarar um dia de viagem como o tempo morto entre o ponto A e o ponto B, mas como uma oportunidade de contemplar novas paisagens, novos veículos, novos ares. Quem não quer passar 7 horas no barco no Camboja nunca vai conhecer as vilas flutuantes do lago Tonle Sap. Não quer andar de van nas estradas da Tailândia, então não conheça a insana fronteira de Aranya Phatet e Poi Pet. Nós queríamos e fomos.

Para a último destino antes da nossa viagem de volta, saímos de Chiang Mai para Sukhothai, na metade do caminho para Bangkok.




Saímos cedo, caminhamos até o mercado onde tomamos café. Na esquina pegamos um Uber até a estação de trem. Sim, o mesmo aplicativo de Uber que uso no Brasil me chamou um carro em Chiang Mai, na Tailândia. A corrida foi estimada em 56 Baht, ou seja, 5 reais e 60 centavos. A mensagem do banco me diz que o valor cobrado de fato na minha foi de 32 reais. Tem boi na linha aí.







Bola pra frente. Estamos na estação ferroviária de Chiang Mai, onde vamos pegar 6 horas de trem até Phitsanulok, cidade ao lado de Sukhothai.








Você até pode fazer essa mesma viagem de busão - é o mesmo preço e pode ser até mais rápido. Mas pagamos pela experiência de andar de trem. A linha passa pelo parque nacional Doi Khun Tan, uma floresta maravilhosa de se ver. O trem, mesmo não sendo nenhum TGV europeu da vida, era bonito e agradável, com serviço de bordo e tudo.
 

Às 14h35 em ponto descemos da estação. Pegamos um tuk tuk até a rodoviária. De lá, uma van até a Sukhothai. De lá, uma caminhonete até a nossa bela pousada, onde passamos um fim de tarde gostoso na beira da piscina.







Não nos diga que perdemos o dia. Ele foi ganho, e muito bem ganho.