24.12.16

PEDALANDO COM FILHOS NA CONTRAMÃO NA ESTRADA SEM ACOSTAMENTO

Calma, explico.


Sukhothai, Tailândia. Foi a capital do país lá pelo século 13 e depois de muita briga de foice a cidade foi abandonada. A floresta tomou conta e tempos depois descobriram enormes templos construídos na época. O que sobrou, incluindo as primeiras grandes representações de Buda, hoje é patrimônio cultural da humanidade.





Hoje foi o dia de visitar o Parque Histórico de Sukhothai, que abriga o que foi restaurado dessa velha cidade. Ficamos sabendo que ela era legal para pedalar. Logo na entrada, várias lojinhas de aluguel de bike. Preço: 3 reais a diária. Sendo assim, alugamos bikes pequenas para as crianças também!






Em virtude da morte do rei, até janeiro o parque não está cobrando ingressos para entrada. Mas para entrar com bikes, ainda há o valor de… 1 real. Ok, vai…

Entramos no parque e, uau, o lugar é perfeito para conhecer com bicicleta, que é o transporte mais utilizado lá dentro. Pedala um pouquinho, estaciona, conhece novos templos. Belos lagos, tudo bem cuidadinho. 









Em um par de horas percorremos o parque central e chegamos na borda do parque leste.

Nessa parte, ao contrário do parque central, os templos estão mais espaçados entre si. Para chegar até eles, uma pequena estrada. Mas como é parte de um parque, ela é praticamente vazia. Seguimos pedalando, protegendo as crianças. Na Tailândia a mão dos carros é invertida, a famosa “mão inglesa”, então não pedalamos em contra-mão nenhuma. Pegadinha do malandro.


Depois de fazermos o trajeto dos templos chegamos a uma avenida mais movimentada. E agora, com crianças? Mas tinha uma ciclofaixa nela, então seguimos com segurança até a entrada do parque norte, que tem também alguns templos bacanas, incluindo um em ótimo estado de conservação, que mostrava um pouco do acabamento incrível que eles faziam em suas construções. 











Devolvemos as bikes infantis e seguimos mais um pouco com eles na garupa.




Fim de tarde, 18 km pedalados, 13 dos quais as crianças pedalaram. 


https://www.strava.com/activities/809270661

https://www.strava.com/activities/809270882

Tuk tuk pra casa e mais um dia bacana pra nossa conta. Segundo consta o parque fica aberto de noite e tem uma iluminação super linda. Nada mal para uma noite de natal do outro lado do mundo.