14.12.16

AQUI TEVE TSUNAMI


No dia 26 de dezembro de 2004, às 8 da manhã, um terremoto de 9.1 graus na escala Richter (que inicialmente só ia de zero a 9) abalou a ilha de Sumatra, na Indonésia. O evento foi tão forte que a história recente da sismografia só registrou outros 2 sismos de maior magnitude, ambos na década de 60.

Imagine que por conta desse momento, o planeta inteiro vibrou 1 centímetro. O pólo norte foi alterado em 2.5 cm. Como o tremor aconteceu em pleno oceano, seguiu-se um tsunami de cerca de 10 metros de altura que foi devastando zonas costeiras por toda região e chegou até a África. 

No fim, foram 230 mil mortos. E desses, 67 estavam na praia de Kemala, onde estamos nesse momento. Diariamente passamos por uma pequena praça com um memorial que relembra esse evento.



Aí você me pergunta. Tu é doido é? Pra que ir pra um lugar desse? E se acontece outro tsunami desse?

Aí você aprende que o que matou mais não foi o tsunami. Foi a desinformação e a falta de estrutura.

Entre o terremoto inicial e a onda ter chegado em Phuket teve mais de 1 hora de diferença. Entre a súbita descida da maré resultante do terremoto e as 2 ondas gigantes, 15 minutos de intervalo. Tempo mais do que suficiente para lançar avisos, evacuar a costa e colocar as pessoas em abrigos seguros.



Hoje, a turística ilha de Phuket já parece preparada para o pior. Nas ruas há rotas de evacuação. Nosso hotel não fica a 2 quadras da praia, fácil de chegar e se abrigar. Sem medo.


Afinal, ir a um lugar lindo como esse sem medo não deixa de ser uma uma forma de prestar apoio aos que sofreram com o evento. A vida segue, o trabalho segue e o que eles mais precisam é de uma economia saudável pra ter as condições de enfrentar as intempéries como se deve. Chegaí galera.