15.9.06

Tour de Kyoto

Linda cidade. Por vezes, me pareceu uma bela cidade europeia, como Amsterdam ou Vienna. Por que? Primeiro, pela tranquilidade. Gente tranquila, que vive bem, com grande qualidade de vida. Depois, pelo rio. Com um grande rio cortando a cidade, o Kamo, e varios outros pequeninos corregos que caem nele, o rio eh a referencia para tudo. E sua margens sao um otimo lugar para namorados, piqueniques, luaus, e para andar de bicicleta. A bicicleta foi a outra coisa que me lembrou Amsterdam...

Com nao muito mais que 1 milhao de habitantes, Kyoto tambem carrega uma otima relacao entre historia e modernidade. Antiga capital do Japao - era a sede do imperio ate o seculo 18, se nao me engano - ela eh cheia de belissimos templos budistas, e de um grande jardim imperial, a cidade vive plenamente o crescimento economico, com grandes industrias, e avenidas modernas. Um lugar onde meninas que quimono caminham lado a lado com jovens de cabelos pindado e visual mod rocker. Tudo convivendo harmoniosamente.

Kyoto tambem eh um grande centro de artes e de ciencias. A universidade tem uma grande colecao de premios nobel, em diversas areas, e as escolas de artes sao conhecidissimas como centro de ebulicao cultural, aproveitando-se do gigantesco patrimonio historico da cidade.

Kyoto eh um otimo lugar para se passar um dia como o que passamos. Andando de biclicleta, conhecendo os templos, as ruas, descansando na beira do rio.