18.9.06

Meia volta, volver

Esse post eh um comunicado meio chato de se fazer. Mas desde o ultimo domingo agora, a nossa viagem de volta ao mundo foi cancelada. A viagem continua, mas de forma diferente do que imaginavamos.

Como assim????????????????? Cancelada??????

Explico.

Estavamos no aeroporto de Narita, no Japao, para pegar nosso voo para Hanoi, no Vietna, que seria nossa proxima parada. O voo seria feito por uma companhia coreana chamada Asiana. Apos apresentarmos nossas passagens, como sempre fizemos, surpreendentemente, fomos avisados de que a companhia Asiana nao aceitaria aquela passagem e que nao poderiamos embarcar.

Por que? Segundo eles, porque a passagem foi emitida pela Varig. Apesar da Varig continuar oficialmente como membro da rede Star Alliance, apesar de ja termos voado por 3 vezes em outras companhias da mesma rede (United Airlines e Lufthansa), com passagens emitidas na mesma situacao, a Asiana alegou que existe uma ordem para que passagens com o codigo da Varig nao sejam endossadas. Ordens de quem, Dorival? Um absurdo, uma sabotagem, um assalto aos nossos direitos, um ataque contra nos, que estavamos do outro lado do mundo, sem o menor resguardo. Um assalto covarde feito por uma rede por 18 companhias aereas do mundo todo, que ali na nossa frente, se comportou como uma quadrilha criminosa.

Imaginem quantos gritos nervosos, choros compulsivos e pedidos desesperados que fizemos para que a gerente da companhia Asiana entendesse. Depois horas de telefonemas para todos os lados (era domingo de tarde no Japao, madrugada de sabado no Brasil, era impossivel se contactar algum responsavel da Varig - se eh que isso fosse adiantar alguma coisa), os japoneses nao mudaram a sua opiniao.

Pior: entraram em contato com a companhia tailandesa que faria as outras viagens na asia e soubemos que ela tambem nao aceitaria as outras passagens mais para adiante. Nao adiantava mais chorar - sudeste asiatico, nem pensar...

O QUE FAZER? Estavamos no Japao, longe da cidade, longe de casa, sem ter pra onde ir...

Numa certa hora, o gerente japones da United Airlines, que acabou tambem entrando no imbroglio, nos ofereceu uma passagem barata, com um desconto especial, para voltarmos para os Estados Unidos. Bem, se nao eh a nossa casa, pelo menos nao eh tao longe. Naquele momento estavamos cancelando oficialmente a nossa tao planejada e sonhada e alardeada viagem de volta ao mundo. O sonho acabou.

Aceitamos. E esse foi so o comeco de um inferno de aeroportos, que durou mais de 2 dias e so acabou hoje. Talvez um dos maiores infernos de minha vida.

VOLTANDO DO JAPAO - A NOVELA


Nao pensem que vamos voltar para o Brasil.
Se nao vamos dar a volta ao mundo, vamos dar voltas por outros lugares. Se a ideia era visitar amigos pelo mundo, vamos visitar amigos que nao vistamos nos Estados Unidos. Pensamos entao em ir para Nova Iorque, que nunca conhecemos, e eh cheio de amigos.

Pegamos esse voo barato da United Airlines, que nos deixaria em Los Angeles, 10 horas depois. Ja comecamos a perder a nocao do tempo, pois cruzamos novamente a linha de mudanca de dia e voltamos para o mesmo dia que todos voces. Saimos do Japao as 4 da tarde do domingo e chegamos nos Estados Unidos as 10 da manha... de domingo.

No aeroporto de Los Angeles, agendamos, com muita dificuldade, um voo barato para Nova Iorque, do outro lado do pais. O voo, como todo voo de companhia barata, faz uma conexao em alguma cidade central do pais. Dessa vez, a cidade foi Atlanta, na Georgia.

Pegamos o voo das 10 da noite. Com novas mudancas de fuso horario, chegamos as 5 da manha em Atlanta. O novo voo para Nova Iorque so iria sair... ao meio dia. Por isso, tivemos a oportunidade de passar uma estranha manha em Atlanta, cidade estranha pra caramba. 3 dias sem dormir direito, e caminhando no sol de uma cidade que nao tem NADA...

Bem, ao meio dia pegamos nosso voo pra Nova Iorque. E ja fomos recebidos pela Ana Paula Barreto, mais uma colega de faculdade da Carol. E que vai nos hospedar nessa nova loucura de viagem.

Chegamos.

Resumo da opera: a volta ao mundo foi cancelada, voltamos pros estados unidos na promocao, e 2 dias depois acabamos em Nova Iorque. Vamos ficar uma semana por aqui, e depois vamos seguir de viagem para....

... quem sabe?

P.S.: Amigos e familias, nao se preocupem. Eh claro que estamos muito tristes por nao termos ido pro sudeste asiatico, e por todo o resto da viagem. Mas agora, que estamos bem instalados, e seguros, e vamos curtir essa nova viagem. Vamos brigar o quanto precisarmos para conseguir nossa grana de volta (fiz um contato inicial no escritorio americano da Varig e parece que nao vai ser tao impossivel), e o resto, acreditem, sera otimo. O blog continua, infelizmente sem chegar a tantos cafundos do mundo, mas tudo bem. So preciso dormir um pouco pra tudo ficar bem.