10.9.06

Honolulu, 09 de setembro de 2006

Aloha!
Estamos no Hawaii. Mais precisamente na ilha de Oa'hu, onde fica Honolulu, a principal cidade do arquipelago. Isssaaaa!!!!
Ontem pegamos o nosso voo de Los Angeles quase as 8 da noite. Voamos 5 horas e chegamos as.... 10 da noite em Honolulu. Isso, ganhamos mais 3 horas de vida, e ja estamos umas 7 ou 8 horas mais jovens do que se estivessemos no Brasil.

Nos Estados Unidos, estamos em contagem regressiva para o quinto aniversario dos atentados do 11 de setembro. Revistas, TV, so se fala nisso. No aeroporto, ALERTA LARANJA, e todo mundo tem que tirar os sapatos. Uma equipe do exercito analisa bagagens de mao maiores.

Falando em militares, estamos na ilha onde esta Pearl Harbor, base naval atacadada pelos japoneses na segunda guerra. E o fato eh que os japoneses invadiram novamente o Havai, e dessa vez deu certo. Acho que quase metade dos turistas que aqui estao sao japoneses, e a cidade hoje eh praticamente trilingue: fala o aloha Havaiano, o ingles, e o japones. Toda loja que se preze aqui tem informacoes em ingles e japones. Jornais locais, canais de TV, todos tem sua versao japonesa, e um ja um comercio exclusivo para eles. Uma introducao para o que vamos ver a partir de amanha, na nossa nova fase da viagem.

Por uma distracao nossa, acabamos ficando no Havai menos tempo do que pretendiamos. Chegamos ontem de noite, e vamos embora amanha de manha, e os nossos 2 dias de descanso se reduziram a somente 1 dia completo.

Mas aproveitamos o dia de monte. Pegamos nossas sandalias (havaianas, claro) e passamos o dia na praia de Waikiki, junto com a japonesada. Lindissima praia. Coqueiros, agua DELICIOSA, recifes quebrando as ondas. Nao eh mais bonita nem mais feia do que nenhuma boa praia brasileira, mas com umas pequenas diferencas - a favor e contra.

* A praia era propria para banho. Nao havia nenhum esgoto por perto, e nao encontramos nenhum lixo boiando na agua.

* Nao ficamos preocupados com assaltos, ou arrastoes.

* Nao podiamos tomar uma cervejinha na areia, proibido. Sol, praia... e sem cerveja!

A noite, seguimos como turistas tradicionais.
Pagamos uma grana extremamente turistica para ver o principal show turistico da noite Havaiana - um Lu'au.
Sim, na beira de uma praia mais afastada, um monte de musica, bebida, e comida, mostrando o melhor da cultura tradicional Havaiana. Comida a vontade, direito a alguns drinks... Mas esquecemos de um detalhe: era um show turistico.

Animador no onibus, familias. Um show de coreografias absolutamente americanoide, um simulacro hollywoodiano da cultura havaiana. A comida parecia a de um bandeijao. As bebidas eram doces e diluidas, e vinham em um copo de plastico. Algo equivalente a ir no Rio de Janeiro e ver um show de mulatas. Por vezes parecia que a gente estava num daqueles cruzeiros maritimos, e o tema do show de hoje era o Havai.

Mas no final, nos divertimos sim. Aproveitamos bem o nosso unico dia havaiano. Praia, luau, show americano.

E vamos para a nossa nova etapa. Asia. Goodbye America! Konichiwa Japao!