12.9.06

Super Metro

Meu Deus!!! Essa cidade e uma loucura, nem sei bem por onde comecar... por isso pensei no metro, que e uma grande referencia quando se pensa em Tokyo.

Realmente o sistema e impressionante, mas o guia que trouxemos para a viagem (Fodors) nao informa um monte de coisas, que ajudaria muito a nossa compreensao. Entao deixo aqui as informacoes que teriam nos ajudado desde o comeco.

Como eu disse, e um sistema - sao varias redes interligadas, e nao uma unica. O chato e que voce tem que pagar cada vez que troca de rede: Tokyo Metro, Toei Subway, JR, e trem. Quando voce pensa num itinerario e bom pensar se tem que trocar de rede ou nao, para economizar, ja que e bem caro. Ainda nao descobri como se paga para baldear de rede, ou se isso e possivel.

Claro que os moradores usam um passe mensal, entao nao tem muito esse problema. E tambem existe um passe diario, para usar o Tokyo Metro e o Toei Subway, que custa 1000 ienes por dia (120 ienes = 1 dolar).

Outra coisa e que aqui se paga pelo percurso, como tambem ocorre em outros metros, como o de Londres, as distancias maiores custam mais. Um grande mapa, acima das bilheterias eletronicas, informa os valores.

Todas as estacoes, alem de serem identificadas por seu nome, tambem sao identificadas por uma letra (que e a linha) e um numero, p.ex. M18, S03, Z12, etc. Isso facilita muito na hora de descobrir para que lado voce tem que ir. Se o guia informasse esse numero, alem do nome da estacao, seria muito mais facil de localizar um lugar.

Aquela historia dos guardinhas usarem luvas brancas e real mesmo. So que nunca vimos eles "enlatarem" as pessoas dentro de um vagao. Pegamos metro cheio, mas nao tanto assim...