24.9.06

A ciencia do sono

Ontem foi bem punk. Bebemos um monte de cerveja, gastamos um monte de dinheiro e chegamos bem tarde em casa.

Depois de dormir por quase 12 horas e acordar no meio da tarde, resolvemos ter um dia diferente: calmo, sem alcool e sem gastar dinheiro. Resolvemos entao fazer um programa light - ir ao cinema.

Otimo dia para ir ao cinema. Simplesmente porque esse eh o fim de semana de estreia, aqui nos Estados Unidos, do filme "The Science of Sleep", o novo longa do mestre das imagens Michel Gondry.

Estrelado pelo "gatinho mexicano" Gael Garcia Bernal, o filme eh uma singelissima fabula sobre um garoto atrapalhado que confunde sonho e realidade, e por isso acaba se atrapalhando no seu flerte com a sua vizinha de predio.

O melhor do filme eh justamente esse mundo de sonhos do Gondry: um mundo feito de brinquedos de papelao, algodao, tricot e celofane, que se misturam a realidade atraves de velhas tecnicas de stop motion, retroprojecoes e chroma-keys. Nada de efeitos modernos de computacao grafica: o maravilhoso mundo ludico eh que toma conta da tela. E isso eh lindo.

Quem espera algo forte e explosivo e forte como o engenhoso filme anterior dele, a superproducao "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrancas", com elenco hollywoodiano e tudo mais, pode se decepcionar. Quem gosta de pequenas sutilezas, e de um certo romantismo cinematografico, vai adorar o gostoso clima retro do filme.

Perfeito para outra boa noite de sono.