25.9.06

Mini volta ao mundo

Ok, nossa viagem de volta ao mundo foi pro saco. Mas eh verdade que em Nova Iorque mesmo da pra visitar um monte de paises sem ter que fazer outra viagem.

Faz um certo sentido Nova Iorque ser a sede das Nacoes Unidas. Nessa cidade, cerca de 40 por cento da populacao eh imigrante de primeira geracao. Tem gente de todo o mundo aqui, de verdade, e muitos desses estrangeiros ja se organizaram em comunidades ha muito tempo. Mas, mesmo aqueles paises que nao tem bairros inteiros de imigrantes estao sempre aparecendo.

Na sexta feira, por exemplo, por pouco nao vimos o show da banda Dengue Fever. Formada em Los Angeles, ela esta fazendo sucesso tocando um pop/rock cantando em... cambojano. O Guilherme, nosso amigo que esta em Los Angeles, viu o show e recomendou. Perdemos esse voo.

Ontem, antes de ir ao cinema, caminhamos por Chinatown, o enorme bairro chines que cresceu e engoliu o antigo bairro italiano, que hoje eh uma pequena regiao chamada Little Italy. Mas eh tempo de festa na Little Italy , pois esta rolando a festa de San Genaro - o patrono de Napoles. No fim, eh uma especie de "Festa da Acherupita de Nova Iorque", com um monte vendendo comida. Nessa festa, a Ana comprou uma bela escultura africana pra sua sala.

Alias, falando em Africa, hoje caminhamos pelo Harlem, o famoso bairro negro de Manhattan. No meio da caminhada, alguns africanos faziam um evento, onde um cara discursava em Frances. Nao descobrimos qual pais ele representava.

Dali, caminhamos pelo Queens, uma regiao enorme, hoje residencial, que eh basicamente ignorada pelos guias culturais, e tambem por boa parte da populacao.




Ali encontramos um amigo romeno do Rodrigo, que nao me recordo o nome. Este romeno, que mora desde crianca em Nova Iorque, nos levou a um belo restaurante... turco.



Ali, comemos uma deliciosa comida turca, enquanto no telao passava noticias diretamente da CNN... de Istambul.


Conclusao: perdemos aquele voo, mas de forma alguma perdemos a viagem.