7.9.06

Los Angeles e os carros

Passamos a maior parte dos nossos ultimos dias dentro do carro. E entre tantas idas e vindas, podemos afirmar que Los Angeles e uma cidade feita para carros. Na terra dos carros SUVs e das mega caminhonetes, eh impressionante como a cidade foi totalmente estruturada para os monstros de quatro rodas. As ruas sao quarteiroes quase sempre bem retos, organizadissimas, entrecortadas por avenidas espacosas que seguem por milhas e milhas costurando toda a cidade, e pelas famosas freeways, largas vias de transito rapido que perpassam toda a cidade e levam ate os municipios mais distantes. Algo como as marginais de Sao Paulo, so que muito bem feitas e em numero beeeem maior. Eh algo absolutamente impressionante.

Mas como isso tudo funciona? Por uma simples palavra: disciplina. Toda essa organizacao hierarquica das vias eh mantida por uma enorme disciplina dos condutores no transito. Enquanto nas freeways o transito flui rapidamente com limites altos de velocidade (entre 65 e 85 milhas por hora), nas ruas normais o limite e baixissimo, chegando a parcas 25 milhas por hora. Por isso, o transito naturalmente se concentra nas vias principais e esvazia as ruas menores. Assim, ruas nos bairros mais badalados da cidade podem parecer vilas interioranas, tamanha a tranquilidade, com poucos carros andando beeeem devagarzinho.

Isso tem pros e contras. Se por um lado podemos atravessar a cidade em minutos, e manter a tranquilidade nas zonas residenciais, a concentracao das freeways gera algo que a gente conhece muito - engarrafamentos. Isso acontece principalmente nas saidas da cidade, com o pessoal saindo do trabalho em direcao as suas tranquilas casas afastadas. Como a casa da nossa querida Heloisa que nos hospeda agora, a pouco mais de uma hora da cidade e tranquila como o interior de Minas.

O transito tem outras peculiaridades bem interessantes, que poderiam muito bem ser seguidas pelos brasileiros, e principalmente os paulistanos.

* Aqui o pedestre eh rei. Em toda a cidade, existem linhas sinalizadas no cheo e com luminosos onde esta escrito "PED XING". Ped Xing? "Isso eh chines?" perguntou a Carol logo no primeiro dia. Naao. Eh uma abreviatura criativa de "Pedestrians Crossing", uma faixa de pedestre que nao depende dos sinais vermelhos dos cruzamentos. Se o pedestre coloca o pe ali, o motorista tem que parar, e esperar ele passar sem chiar. Nem tente intimidar um pedestre - se ele esta atravessando a rua no lugar certo, ele eh o dono da rua, e fim de papo. Mas, ao mesmo tempo, um pedestre que atravessa a rua fora da faixa tambem pode tranquilamente tomar uma advertencia de um policial. Regras claras e seguidas militarmente por todos.

* Carro cheio tem preferencia.. Nas highways, que constantemente ficam engarrafadas, existe uma faixa chamada "car pool". Ela eh exclusiva para carros com 2 ou mais passageiros. Imagino que ela foi criada para fazer com que as pessoas se ornagizassem em grupos de carona, e diminuissem o numero de carros na rua. Mas a pratica eh que a car pool e um grande corta engarrafamento para os pouquissimos carros cheios - a faixa fica sempre vazia pelo fato de 90 por cento dos carros da cidade estarem somente com 1 condutor. Chega a ser uma triste metafora olhar para um engarrafamento de motoristas solitarios e uma pista livre para as raras pessoas que conseguem ter uma simples companhia no banco da direita.

* "Baianadas" institucionalizadas. Nas avenidas com semaforos, voce pode furar o sinal vermelho, desde que voce esteja na faixa da direita, nao tenha nenhum pedestre nas faixas e voce queira entrar na rua da direita. Ja para convergir a esquerda, uma velha baianada eh autorizada, inclusive com indicacao de faixas. Voce vai para o meio do cruzamento, espera os carros da contramao passarem, o sinal ficar amarelo e zaz! entre a esquerda antes que o teu sinal fique vermelho e os carros do outro cruzamento cheguem. O pior de tudo e que isso funciona. A disciplina existe ate nas conversoes estranhas.


Uma pena que a cidade seja tao arredia ao transporte publico, com um metro minimo e um bondinho alegorico, que nao servem pra quase nada. Mas, a organizacao que a cidade fez para essa famigerada maquina chamada automovel eh algo que chega a ser assustador.