
Mas como isso tudo funciona? Por uma simples palavra: disciplina. Toda essa organizacao hierarquica das vias eh mantida por uma enorme disciplina dos condutores no transito. Enquanto nas freeways o transito flui rapidamente com limites altos de velocidade (entre 65 e 85 milhas por hora), nas ruas normais o limite e baixissimo, chegando a parcas 25 milhas por hora. Por isso, o transito naturalmente se concentra nas vias principais e esvazia as ruas menores. Assim, ruas nos bairros mais badalados da cidade podem parecer vilas interioranas, tamanha a tranquilidade, com poucos carros andando beeeem devagarzinho.
Isso tem pros e contras. Se por um lado podemos atravessar a cidade em minutos, e manter a tranquilidade nas zonas residenciais, a concentracao das freeways gera algo que a gente conhece muito - engarrafamentos. Isso acontece principalmente nas saidas da cidade, com o pessoal saindo do trabalho em direcao as suas tranquilas casas afastadas. Como a casa da nossa querida Heloisa que nos hospeda agora, a pouco mais de uma hora da cidade e tranquila como o interior de Minas.
O transito tem outras peculiaridades bem interessantes, que poderiam muito bem ser seguidas pelos brasileiros, e principalmente os paulistanos.

* Carro cheio tem preferencia.. Nas highways, que constantemente ficam engarrafadas, existe uma faixa chamada "car pool". Ela eh exclusiva para carros com 2 ou mais passageiros. Imagino que ela foi criada para fazer com que as pessoas se ornagizassem em grupos de carona, e diminuissem o numero de carros na rua. Mas a pratica eh que a car pool e um grande corta engarrafamento para os pouquissimos carros cheios - a faixa fica sempre vazia pelo fato de 90 por cento dos carros da cidade estarem somente com 1 condutor. Chega a ser uma triste metafora olhar para um engarrafamento de motoristas solitarios e uma pista livre para as raras pessoas que conseguem ter uma simples companhia no banco da direita.
* "Baianadas" institucionalizadas. Nas avenidas com semaforos, voce pode furar o sinal vermelho, desde que voce esteja na faixa da direita, nao tenha nenhum pedestre nas faixas e voce queira entrar na rua da direita. Ja para convergir a esquerda, uma velha baianada eh autorizada, inclusive com indicacao de faixas. Voce vai para o meio do cruzamento, espera os carros da contramao passarem, o sinal ficar amarelo e zaz! entre a esquerda antes que o teu sinal fique vermelho e os carros do outro cruzamento cheguem. O pior de tudo e que isso funciona. A disciplina existe ate nas conversoes estranhas.
Uma pena que a cidade seja tao arredia ao transporte publico, com um metro minimo e um bondinho alegorico, que nao servem pra quase nada. Mas, a organizacao que a cidade fez para essa famigerada maquina chamada automovel eh algo que chega a ser assustador.