6.10.06

Villa Hermosa, 05 de outubro de 2006

Ou "Desventuras em Serie de Escarola e Abobrinha" Ou "Como ficamos solitarios sem o nosso Lonely Planet"

Nao e facil sair de viagem sem nenhuma dica. Isso porque escolhemos nossos destinos por tentativa e erro, e geralmente erramos. O erro desta vez foi ter ido para a Ciudad Del Carmen, uma especie de ilha banhada ao norte pelo mar do Golfo do Mexico e ao sul por uma lagoa, a Lagoa de Terminos.

Apesar da linda foto que ilustra a materia do Terra Mexico, a realidade nao era bem assim.

Praia, de fato havia, mas... nao. Vazia, cheia de sujeira, e sem nenhum barzinho ou restarurante aberto, o mar amarronzado combinava perfeitamente com o tempo cinza, depois de uma chuvarada que alagou metade das ruas da cidade.

Apesar de ter praia, ficou claro pra gente que a cidade dava costas para a praia. Depois soubemos que a cidade na verdade eh um centro de exploracao de petroleo, com uma estrutura que responde por boa parte da extracao de petroleo nacional. Ou seja, o turismo eh algo que passa longe dali.

Hospedagem? Esquece
O turismo eh algo bem dificil nessa parte mesmo. Sofremos tambem porque ali nao havia a velha e boa "pousadinha": ou o lugar e um chiqueiro mofado, ou eh um hotel caro. Mas, todos eram cubiculos sem janela, sem vista nem para o corredor do lado. Bem, ao final andamos por quase uma dezena de lugares, e encontramos um meio termo menos ruim. Mas acabamos por pagar mais por ter o luxo de um quarto com ar condicionado e TV a cabo, o que acabou por pautar nossa estadia na cidade.

TV a Cabo, Ar Condicionado = descanso perfeito

No dia seguinte, tentamos ir a uma segunda praia, dessa vez na parte virada para a lagoa. Outro fracasso. A primeira praia nao era praia, e a segunda, Manigua, tinha ate uma areinha, e uns barzinos, onde comemos bem e tomamos cerveja. Mas no final da tarde ja estavamos de volta ao nosso quarto do panico. Dai resolvemos fazer o nosso feriado ali mesmo. Compramos paes, frios e biscoitinhos no supermercado e passamos a noite vendo TV a cabo, curtindo o pior das series americanas: CSI Miami, CSI New York, CSI Las Vegas, Scrubs, Desperate Housewives, Gilmore Girls, House, Psych e America´s Next Top Model e o que mais nossos olhos aguentaram ver. E dormimos um monte - viva o ar condicionado.

No dia seguinte, vulgo hoje, saimos do litoral. Paramos aqui em Villa Hermosa, e vamos daqui a pouco a Palenque, uma cidade cheia de ruinas do imperio Maia. Tomara que seja legal. Ja vimos TV a cabo ate cansar...

P.S.: Na viagem de San Andres a Ciudad del Carmen, o onibus passava filmes. Acabamos nos deliciando com a obra-prima "Shaolin Soccer", besteirol chines com efeitos especiais (dublado em espanhol). Do mesmo diretor de "Kung Fuzao", essa mistura de "Cla das Adagas Voadoras" com "Os Trapalhoes e o Rei Pele" rivaliza desde ja com "Napoelon Dynamite" como pior/melhor besteirol de nossa viagem. E tenho dito.