18.10.06

25 coisas que valeram a pena na viagem

Saimos para dar a volta ao mundo e paramos na metade. Alias, fizemos so 1/3 da viagem programada. Perdemos um monte de dinheiro. Choramos nos aeroportos. Pegamos um monte de chuva em tudo quanto eh cidade. Fomos pra cidades erradas.

Quem ve os fatos imagina que nossa viagem foi so fracasso.

Mas longe disso. Foi ducaralho. Por mais que as coisas saissem errado, a gente sempre dava um jeito de ficar bem. E ficamos.

No melhor estilo "Alta Fidelidade", fizemos uma lista, sem ordem de importancia, das melhores coisas da viagem

1. Ter anfitrioes em todo o mundo. Gilberto e Marcela na Cidade do Mexico, Ivan e Cecilia em Guadalajara, Rodrigo Solis em Guanajuato, Gaba em Los Angeles, Helo e Gaio em Corona, Akiko e Ishi em Toquio, Deinha e Benoit em Kyoto, Ana e Rodrigo em Nova Iorque. Gente que mora longe pra burro e nos recebeu sempre da melhor maneira possivel, cedeu suas salas, escritorios, quartos de hospede, o que tinha, pra gente dormir, nos levou pra conhecer outras pessoas. Nao foi uma viagem de turismo, foi uma viagem pra visitar os amigos. E isso foi muito foda, mesmo.

2. Luta-Livre no Mexico.
Milhares de pessoas vendo aquela coisa tosca coreografada, que todo mundo sabe que eh mentira. Senhoras, criancas, familias na plateia, gritando como loucos. Personagens canastroes, figurinos absurdos. E a gente la, gritando junto e se divertindo como se estivessemos em jogo de copa do mundo.

3. Metro da Cidade do Mexico.
Numa cidade de terceiro mundo, 11 linhas que te levam pra cidade inteira e que custa o equivalente a 50 centavos de real. Deu inveja.

4. Tacos na saida do metro.
Tem uma estacao, que nao me lembra o nome, que saimos por acaso e logo demos de cara com um ambulante vendendo tacos. Bem tosco mesmo. Nao sei como, mas foi um dos melhores rangos que fizemos na viagem.

5. Teotihuacan.
Subir uma piramide enorme, a terceira maior do mundo. Descer, andar um monte e subir outra quase do mesmo tamanho. Cansamos? Vish... Turismo do mais besta, mas que a tal cidade devia ser linda, ah devia...

6. Cantor de Opera de Guadalajara. Quatro amigos entram num bar pra tomar um porre homerico de tequila. Eis que surge um cantor de opera e comeca a fazer versoes de classicos mexicanos no gogo. A tequila bateu na hora...

7. Escondido Place.
Cansados da viagem, compramos uma garrafa de mescal e fomos passar uma tarde numas aguas termais, em plena quarta-feira de Guanajuato. Que tal?

8. Corundas de Guanajuato. Chegando na cidade, Ivan nos levou num restaurante absolutamente insuspeito para comer a melhor comida de toda a viagem: corundas. Nao sabem o que eh? Nao tem como explicar, guey...

9. Mescal de Guanajuato. Sabe o mescal que tomamos em Escondido Place? Foi comprado no meio da estrada, de um velhinho que coloca o mescal, artesanal, numa garrafa reciclada e tampa com plastico e gominha. O nectar, o nectar...

10. La Dama de Las Camelias. Guanajuato nao dorme. Isso porque toda madrugada, depois que todos os bares da cidade fecham, o La Dama De Las Camelias segue aberto, tocando salsa da melhor qualidade ate de manha.

11. Mojitos em Malibu. Parar na praia, comer uns camaroezinhos, tomar um mojito... em Malibu? Sem comentarios...

12. Karaoke em Shinjuku. Japao, Toquio, noite, predios enormes, neon, leds, luz, luz, luz... e a gente la!

13. Privada eletronica. Por 3 mil dolares, voce pode comprar no Japao uma privada que faz barulhinho de xixi pra te ajudar, e que tem um botaozinho que aciona um jato de agua morna direto no seu popo. A eletronica japonesa eh sensacional.

14. Akihabara. Sabe a Fnac? Seria um mercadinho humilde em Akihabara. Sabe a Santa Ifigenia em Sao Paulo? Quando ela crescer, e crescer muito, vai ser unha de pe do que eh Akihabara, ou Eletric City. Conhecer o maior bairro de equipamentos eletronicos do mundo deixa qualquer um de boca caida.

15. Sabado em Ginza. Sabe a Times Square de Nova Iorque? Bobagem. As lojas bacanas, gente bacana, propagandas bacanas estao mesmo em Ginza, uma avenida de Toquio que ainda faz o favor de ficar fechada aos sabados, so para a gente caminhar, comprar e apreciar a vista.

16. Bicicletas em Kyoto. Que os japoneses eram honestos a gente sabia. Mas chegar numa cidade onde ninguem sequer prende suas bicicletas quando as deixa na rua foi de mais.

17. Fat Cat de Nova Iorque. Ir pra Nova Iorque, encontrar nossos grandes amigos, jogar sinuca e ping pong, tomar otimos chopps europeus e ouvir jazz do bom. Tudo no mesmo lugar. Que tal?

18. Netflix. Que tal ter uma caixa de correio cheia de DVDs ao inves de contas para pagar? Essa eh a vida dos espertos que assinam o netflix. Inveja.

19. Margaritas no Queens.
No bairro que os Nova Iorquinos nao vao, achamos por um acaso um lugar que vendia margaritas por preco de banana. Margaritas baratas e amigos, otima mistura.

20. Bar da Adriana. A Dri deu um cha de sumico quando a gente estava la, mas antes disso fomos no bar que ela trabalhava e passamos uma bela noite conversando com gringos e tomando chope. Aparece dri!

21. Tlacotalpan. Sul do mexico, 15 mil habitantes. Casinhas coloridas, e um clima maravilhoso.

22. San Cristobal de Las Casas. Outro pueblito mais do que simpatico, de casas simpaticas, ruas simpaticas e gente simpatica.

23. Zipolite. Por fim, uma prainha maravilhosa e tranquila! Uma pousadinha na beira da praia, linda e barata!

24. Selos do Chapolin Colorado. Alguns de nossos familiares tiveram essa sorte: receber cartoes postais com o fantastico selo em homenagem ao Chapolin Colorado e aos idolos da TV mexicana! Nao contavam com nossa astucia!

25. Voltar pra casa depois de aprontar altas confusoes.