16.10.06

Puerto Escondido, 16 de outubro de 2006

Que tal um pouquinho de emocao no final do filme?

Pois pra quem pensava que a viagem ja tinha acabado, reservamos uma pimentinha para o final.

Ja ouviram falar das revoltas de Oaxaca?

Bem, Oaxaca e o estado em que estamos agora. Estamos em Puerto Escondido, uma pequena cidade praiana ocupada por surfistas gringos. Aqui esta tudo calmo, mas o mesmo nao se pode dizer da capital do estado, que tambem se chama Oaxaca.

Ha quase 5 meses, uma greve de professores ganhou proporcoes de revolta popular. Batendo de frente com o intransigente governo direitista, as manifestacoes ganharam o apoio da populacao. A intransigencia virou repressao, e as passeatas comecaram a ser fortemente reprimidas pela policia. A partir dai, o levante popular passou a negar a autoridade do governador, e a cidade se transformou em uma especie de terra de ninguem, cenario de bang bang.

A questao esta quente como salsa mexicana, e recentemente o problema chegou nas estradas, com manifestantes tomando os acessos ao estado.

E a gente com isso?

Bem, fortemente desrecomendados por todos os locais a nao visistar a cidade de Oaxaca (que eh uma cidade colonial bem charmosa), seguimos pelo litoral. Hoje iriamos comprar uma passagem para Acapulco, velha e conhecida praia farofeira, nosso ultimo destino antes de voltar a capital. Mas fomos impedidos.

Impedidos?

Sim. A rodovia que da acesso a Acapulco neste momento esta com o transito impedido pelos manifestantes, e a companhia de onibus nao estava vendendo passagens para la.

A unica solucao foi comprar uma passagem de volta a capital, Cidade do Mexico, numa viagem antecipada que vai durar 12 horas e supostamente utilizara as rodovias privatizadas e (supostamente) sem manifestantes.

Bem, daqui a pouco saimos. Desejem-nos sorte pela nossa fuga do estado de Oaxaca.