21.10.09

Riga - Cidade velha


Größere Kartenansicht

Vamos começar do começo, pois esse blog também é cultura: Riga é a capital da Letônia, ou Látvia, que por sua vez é um pequeno país de 3 milhões de habitantes banhado ao oeste pelo gelado Mar Báltico, o mesmo que do outro lado banha a Suécia. Até o início dos anos 90 a Letônia fez parte da famosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou União Soviética, para os íntimos. Em virtude dessa longa ligação com Moscou, quase um terço da população do país tem origem russa.

Apesar de serem capitalistas há muito pouco tempo, a Letônia faz parte do grupo de países que em 2004 ingressou na União Européia, o que provavelmente deverá ajudar bastante a vida deles.

Riga é uma cidade média, de 700 mil habitantes, mas, como toda cidade européia que se preze, tem tradição à beça. A sua chamada "cidade velha", ou o centro histórico, é patrimônio da humanidade por ter uma arquitetura única.



E foi bem nesse centro velho que ficamos hospedados, num hotel bacaninha, o Konventa Seta, que por si só já era uma atração turística.

Fazia frio, até mais que na Suécia. 5 graus mais ou menos todo dia, Sem o vento de Estocolmo, mas com uma umidade de chuva que incomodava. Poucos dias depois que saímos, nevou.

Nos 2 primeiros dias ficamos fazendo um pouco de turismo tradicional, caminhando pelos paralelepípedos procurando igrejas antigas e velhas praças. Já disse o que penso sobre paralelepípedos de cidades históricas, mas Riga, como é muito longe, a gente trata como café com leite. Poucos turistas na rua, e muitas, muitas velhinhas, daquelas típicas velhinhas russas de cara de mau humor.

De tempos em tempos, paradas aleatórias para tomar cervejinha, trocar fralda, dar papinha e comer pratos como "Galas bumbinas Latgalu Gadme", ou "Cepta vai tvaiceta lasa fileja". Tudo muito bom, diga-se de passagem.

Enfim, a Riga é um lugar legal. Se por um acaso um vôo barato pra lá aparecer na frente de vocês, podem pegar sem medo e passar uns dias.