30.6.19

CHILE GANHOU!!!

  • ATENCIÓN! ATENCIÓN!
Disse o senhor sentado bem ao lado da Carol no avião.
  • CHILE GANÓ! CHILE CLASIFICADO!!
Palmas e gritos por todo o avião.
  • VIVA CHILE!
Palmas, palmas!

Era tarde da noite, mas enquanto voávamos de São Paulo a Santiago, as seleções de Chile e Colômbia disputavam por pênaltis uma vaga nas semifinais da Copa América, que está sendo disputada no Brasil. No Brasil ninguém se importa com esse torneio, mas para os chilenos, atuais bi-campeões do torneio, a coisa é séria. Esses dois títulos recentes simplesmente são os únicos de toda a história da seleção chilena de futebol - conquistados por jogadores hoje conhecidos como “geração dourada”

“Vamos ao tri!” Disse o taxista que nos trouxe do aeroporto. “Chile e Brasil na final”. Vamos torcer, mas hoje só queremos dormir.

SANTIAGO, CHILE, DIA 1

Santiago é bem charmosa. Mas o tempo que nos recebeu não muito. O frio era esperado, e nos preparamos pra isso. A chuva e o nublado constante foram o extra.

Turistar pela cidade nessas condições é ingrato, mas resistimos. Como normal de qualquer turismo, começamos caminhando pelo centro. Uma divertida troca de guarda no Palácio do governo e chegamos ao recomendado museu da história pré-colombiana, onde encontramos nossos colegas de viagem Lu, Mauro, Lira e Yara. O museu é interessantíssimo. O único porém foi vê-lo se focar o acervo nos povos andinos e da região di méxici e esquecer os povos do que hoje é o Brasil. Ou seja, o Museu paradixalmente obedece o Tratado de Tordesilhas.

Fome. Paramos num restaurante aleatório do centro, desses meio padoca grande. Comida ok, mas a atenção de todos no local estava concentrada na TV: Peru e Uruguai jogavam em Salvador para decidir quem enfrentaráo Chile na semifinal da Copa América. A torcida popular era pelo Peru, talvez por ser um adversário mais fraco. E nos pênaltis, o Peru ganhou!

Bora bater perna. Subir ao mirante não deu, mas estávamos próximo ao Museu de Belas Artes, e entramos já no fim do expediente. Deu pra ver uma exposição excelente sobre artistas latinoamericanas mulheres, com obras de Frida Kahlo, Tarsila do Amaral e outras artistas bem legais.

Noite. Sorvetinho, supermercado. No hotel, sopa e cobertores. Na televisão, só falando da Copa América. Grande dia!
  • Tri-tri-tri! Le-le-le! Chi-chi-chi! Le-le-le! Viva Chile!