3.11.09

Coisas interessantes sobre Berlim

* Uma coisa custa 1,99 e você dá 2, eles te devolvem 0,01 de troco.

* Você tem que apertar um botão pra abrir a porta do metrô. Se você fica lá parado a porta não abre e você dança.

* O metrô não tem catraca, nem nada pra barrar sua passagem. Você entra na boa e eles simplesmente assumem que você pagou a passagem. Tá, de vez em quando uns caras ficam conferindo se você está com a passagem, mas nessa vez não vimos ninguém. Já pensou esse esquema no Brasil?

* O alemão tem obsessão pela reciclagem de garrafas. Em todos os supermercados existem máquinas de reciclagem, que são espécies de máquina de Coca-Cola ao contrário, onde você coloca suas garrafas vazias (de cerveja, de água, do que for) e eles te reembolsam um dinheiro, algo entre 10 a 15 centavos por garrafa. Ou seja, todo alemão é um catador de garrafa. Genial.

* Você não precisa fazer ginástica em Berlim. Além de subir escadas de metrô todo o tempo, boa parte dos prédios não tem elevador. Tanto o nosso apartamento quanto o da Camilla eram no terceiro andar, mas com um pé direito alto que fazia equivaler ao quinto andar. Imagine a gente subindo e descendo 5 andares todos os dias com a Irene no carrinho. Tivemos que tomar muita cerveja pra compensar toda essa canseira...

Hannah nasceu

Pois quis o acaso que, faltando 5 dias para acabar nossa viagem, o real objetivo pra ela acontecer foi atingido: conhecemos a Hannah, filhinha da Camilla e do Dirk, e primeira priminha da nossa Irene.

Sim, a Hannah enrolou um monte pra sair. Não bastasse sair 10 dias depois de completar os 9 meses, ela ainda demorou 25 horas no hospital pra conhecer o mundo, mesmo depois da mamãe Camilla tomar várias doses de remédios para indução ao parto.

Mas lá está ela, Hannah, saudabilíssima com seus 3.6 kg e 53 cm. Agora podemos ir embora.