28.10.06

Festa de volta

- Voces chegaram!
- Bem, ja estamos ha uma semana em Sao Paulo. E esta otimo.
- E nem fizeram uma festinha de chegada?
- Vamos fazer - no proximo feriado.
- E quando e o proximo feriado?
- Dia 2 de novembro
- No dia de finados?
- Isso.
- Voces vão fazer uma festa no dia de finados??????
- Claro! Não estamos voltando do Mexico?
- E dai?
- O dia de finados e o DIA DE LOS MUERTOS, e festa la no Mexico!
- Serio?
- Sim. Vamos encher a casa de caveirinhas e bandeirolas mexicanas e vamos preparar um monte de comida mexicana, com os ingredientes que trouxemos direto de la, e tomar um monte de tequila e mezcal.
- Nossa, que medo.
- Bem, aguarde e confie.

(Amigos que nao receberam nosso e-mail, procurem-nos pra saber tudo direitinho)

22.10.06

Sao Paulo, 22 de outubro de 2006

Chegamos!
Depois de passar a noite de sexta no aviao vendo um monte de filmes americanos horriveis, chegamos em Sao Paulo.

Desempacotamos os nossos 57 quilos de bagagem(!) , boa parte composta de latas, garrafas e sacos de comida e bebida mexicana. - aguardem a festa!
Almocamos um belo rango preparado pela Carol, a outra Carol, a que ficou aqui na nossa casa no tempo que viajamos.
Tomamos caipirinha.
Vi na internet que o Galo ganhou mais uma e segue lider.
Vimos o brilhante documentario do grande cineasta alemao Dirk Boll
Encontramos alguns amigos e jantamos.
Dormimos na NOSSA CAMA. Ate o meio dia.

Agora, domingao de sol, peguei meu laptop, liguei a TV e estamos curtindo um fim de tarde totalmente preguicoso.


A viagem acabou. Nossa velha vida esta de volta, que bom.

19.10.06

Sao Paulo, o melhor lugar do mundo

De fato, parece mesmo que Sao Paulo is the place to be. Neste fim de mes a cidade estara cool como nenhuma outra cidade. Ao mesmo tempo, rola a Mostra de cinema, a Bienal de artes, Tim Festival com Daft Punk, TV On the Radio, Herbie Hancock e outros. No inicio do mes, o Nokia Trends vem com show do Hot Hot Heat, talvez a minha banda de rock favorita de um ano pra ca.
. Os mudernetes nao podem reclamar da cidade nos proximos dias.

Mas, pra animar a festa, so falta a gente mesmo. Neste sabado chegamos e ja vamos direto para o grande evento do fim de semana (olha o jaba ai gente!):

A grande premiere mundial de Dancefloor Caballeros, a obra prima do grande cineasta alemao Dirk Boll (que por acaso e cunhado da Carol), produzida pela brasileira Camilla Ribas (que por acaso e a irma da Carol). Gravado em Cuba, o documentario mostra a saga de DJs cubanos tentando levar a musica eletronica pela ilha afora.

"Genial! Espetacular! O melhor documentario sobre DJs cubanos de todos os tempos"
George Queiroz, blog Escarola e Abobrinha


A estreia e no sabado, as 18:30, na Cinemateca. Mas tambem outras sessoes vao rolar - no domingo, no Espaco Unibanco, e no dia 29, na outra semana, no Shopping Frei Caneca.

Encontramos todos na sessao. Agora vamos terminar de empacotar as malas e sair pra nossa despedida. Fuiiiii.

18.10.06

25 coisas que valeram a pena na viagem

Saimos para dar a volta ao mundo e paramos na metade. Alias, fizemos so 1/3 da viagem programada. Perdemos um monte de dinheiro. Choramos nos aeroportos. Pegamos um monte de chuva em tudo quanto eh cidade. Fomos pra cidades erradas.

Quem ve os fatos imagina que nossa viagem foi so fracasso.

Mas longe disso. Foi ducaralho. Por mais que as coisas saissem errado, a gente sempre dava um jeito de ficar bem. E ficamos.

No melhor estilo "Alta Fidelidade", fizemos uma lista, sem ordem de importancia, das melhores coisas da viagem

1. Ter anfitrioes em todo o mundo. Gilberto e Marcela na Cidade do Mexico, Ivan e Cecilia em Guadalajara, Rodrigo Solis em Guanajuato, Gaba em Los Angeles, Helo e Gaio em Corona, Akiko e Ishi em Toquio, Deinha e Benoit em Kyoto, Ana e Rodrigo em Nova Iorque. Gente que mora longe pra burro e nos recebeu sempre da melhor maneira possivel, cedeu suas salas, escritorios, quartos de hospede, o que tinha, pra gente dormir, nos levou pra conhecer outras pessoas. Nao foi uma viagem de turismo, foi uma viagem pra visitar os amigos. E isso foi muito foda, mesmo.

2. Luta-Livre no Mexico.
Milhares de pessoas vendo aquela coisa tosca coreografada, que todo mundo sabe que eh mentira. Senhoras, criancas, familias na plateia, gritando como loucos. Personagens canastroes, figurinos absurdos. E a gente la, gritando junto e se divertindo como se estivessemos em jogo de copa do mundo.

3. Metro da Cidade do Mexico.
Numa cidade de terceiro mundo, 11 linhas que te levam pra cidade inteira e que custa o equivalente a 50 centavos de real. Deu inveja.

4. Tacos na saida do metro.
Tem uma estacao, que nao me lembra o nome, que saimos por acaso e logo demos de cara com um ambulante vendendo tacos. Bem tosco mesmo. Nao sei como, mas foi um dos melhores rangos que fizemos na viagem.

5. Teotihuacan.
Subir uma piramide enorme, a terceira maior do mundo. Descer, andar um monte e subir outra quase do mesmo tamanho. Cansamos? Vish... Turismo do mais besta, mas que a tal cidade devia ser linda, ah devia...

6. Cantor de Opera de Guadalajara. Quatro amigos entram num bar pra tomar um porre homerico de tequila. Eis que surge um cantor de opera e comeca a fazer versoes de classicos mexicanos no gogo. A tequila bateu na hora...

7. Escondido Place.
Cansados da viagem, compramos uma garrafa de mescal e fomos passar uma tarde numas aguas termais, em plena quarta-feira de Guanajuato. Que tal?

8. Corundas de Guanajuato. Chegando na cidade, Ivan nos levou num restaurante absolutamente insuspeito para comer a melhor comida de toda a viagem: corundas. Nao sabem o que eh? Nao tem como explicar, guey...

9. Mescal de Guanajuato. Sabe o mescal que tomamos em Escondido Place? Foi comprado no meio da estrada, de um velhinho que coloca o mescal, artesanal, numa garrafa reciclada e tampa com plastico e gominha. O nectar, o nectar...

10. La Dama de Las Camelias. Guanajuato nao dorme. Isso porque toda madrugada, depois que todos os bares da cidade fecham, o La Dama De Las Camelias segue aberto, tocando salsa da melhor qualidade ate de manha.

11. Mojitos em Malibu. Parar na praia, comer uns camaroezinhos, tomar um mojito... em Malibu? Sem comentarios...

12. Karaoke em Shinjuku. Japao, Toquio, noite, predios enormes, neon, leds, luz, luz, luz... e a gente la!

13. Privada eletronica. Por 3 mil dolares, voce pode comprar no Japao uma privada que faz barulhinho de xixi pra te ajudar, e que tem um botaozinho que aciona um jato de agua morna direto no seu popo. A eletronica japonesa eh sensacional.

14. Akihabara. Sabe a Fnac? Seria um mercadinho humilde em Akihabara. Sabe a Santa Ifigenia em Sao Paulo? Quando ela crescer, e crescer muito, vai ser unha de pe do que eh Akihabara, ou Eletric City. Conhecer o maior bairro de equipamentos eletronicos do mundo deixa qualquer um de boca caida.

15. Sabado em Ginza. Sabe a Times Square de Nova Iorque? Bobagem. As lojas bacanas, gente bacana, propagandas bacanas estao mesmo em Ginza, uma avenida de Toquio que ainda faz o favor de ficar fechada aos sabados, so para a gente caminhar, comprar e apreciar a vista.

16. Bicicletas em Kyoto. Que os japoneses eram honestos a gente sabia. Mas chegar numa cidade onde ninguem sequer prende suas bicicletas quando as deixa na rua foi de mais.

17. Fat Cat de Nova Iorque. Ir pra Nova Iorque, encontrar nossos grandes amigos, jogar sinuca e ping pong, tomar otimos chopps europeus e ouvir jazz do bom. Tudo no mesmo lugar. Que tal?

18. Netflix. Que tal ter uma caixa de correio cheia de DVDs ao inves de contas para pagar? Essa eh a vida dos espertos que assinam o netflix. Inveja.

19. Margaritas no Queens.
No bairro que os Nova Iorquinos nao vao, achamos por um acaso um lugar que vendia margaritas por preco de banana. Margaritas baratas e amigos, otima mistura.

20. Bar da Adriana. A Dri deu um cha de sumico quando a gente estava la, mas antes disso fomos no bar que ela trabalhava e passamos uma bela noite conversando com gringos e tomando chope. Aparece dri!

21. Tlacotalpan. Sul do mexico, 15 mil habitantes. Casinhas coloridas, e um clima maravilhoso.

22. San Cristobal de Las Casas. Outro pueblito mais do que simpatico, de casas simpaticas, ruas simpaticas e gente simpatica.

23. Zipolite. Por fim, uma prainha maravilhosa e tranquila! Uma pousadinha na beira da praia, linda e barata!

24. Selos do Chapolin Colorado. Alguns de nossos familiares tiveram essa sorte: receber cartoes postais com o fantastico selo em homenagem ao Chapolin Colorado e aos idolos da TV mexicana! Nao contavam com nossa astucia!

25. Voltar pra casa depois de aprontar altas confusoes.

Cidade do Mexico, 18 de outubro de 2006

Voltar a Cidade do Mexico eh uma especie de "nao-turismo" - nao temos mais monumentos para visitar, e ja conhecemos o basico da cidade. Entao nos dedicamos outros tipos de programas.

Primeiro, amigos. Gil nao esta, mas a Marcela nos levou ontem a uma especie de festa na casa de um artista, Arcangel Constantini. Festa de artista, cheia de artistas. No quarto havia uma obra "interativa" e "multimidia", no teto houve uma performance de musica eletroacustica. Coooool.

Bem, o legal foi reencontrar amigos da Marcela e do Gil que encontramos na nossa primeira passagem por aqui, e conversar ja nao mais como estranhos.

Hoje caminhamos pelo centro gastando nossos ultimos pesos comprando pirataria e bobaginhas de camelo. Imaginem que ha aqui uma regiao de "comercio informal" que eh MUITO MAIOR do que a 25 de Marco.

Bem, daqui a pouco ja temos outra festa. Dificil essa vida de nao-turista...

17.10.06

Raios comicos

A Camilla nos disse que recebeu um e-mail falando que as 5:17 da tarde uma chuva de raios cosmicos ia passar pela terra e que teriamos que ir ao ar livre e pensar boas coisas e passar boas vibracoes para a humanidade.
A Marcela tambem recebeu aqui no Mexico um e-mail falando a mesma coisa.

Como nao acreditamos em nada que vemos na internet, subimos ao teto do predio para conferir.
Eis que vemos o inacreditavel.



E voces, pensaram em boas coisas?

Cidade do Mexico, 17 de outubro de 2006

Chegamos.

Viajamos de madrugada e nao vimos nenhuma guerrilha. Uff...

A subida da serra, cheia de curvas (lembrem-se que a Cidade do Mexico esta a mais de 2000m de altitude, e estavamos na praia), fez a Carol passar um pouco mal, mas agora esta tudo bem.

A viagem que tinha previsao de durar 11 horas durou quase 14, fora o atraso inicial de 1 hora para sair.

Mas chegamos. E na sexta-feira pegamos o voo de volta para o Brasil.

A ultima parada, aqui na Cidade do Mexico, eh perfeita para nos reacostumarmos com Sao Paulo - aqui ja aproveitamos pra matar a saudade da poluicao, dos engarrafamentos, dos ambulantes vendendo pirataria e de todo o caos urbano de terceiro mundo.

E por falar em saudade... ontem, de brincadeira, eu e a Carol pegamos nosso caderninho e fizemos as nossas listas de coisas que temos saudade do Brasil. Transcrevo as duas para este blog.


LISTA DAS COISAS QUE A CAROL TEM SAUDADE
- Dormir na minha cama
- Tomar banho no meu banheiro
- Cozinhar na minha cozinha
- Meu computador!!!
- Comer fora no terraco
- Visitar minha irma
- Ver TV e DVD
- Ir ao cinema
- Pegar roupas do cabide e da gaveta
- Ver os amigos
- Tomar caipirinha, que nao aguento mais tomar cerveja
- Poluicao!! ehehe... quer dizer, SP!!
- Churrasco de domingo na casa dos paps

LISTA DAS COISAS QUE O GEORGE TEM SAUDADE
- Meu laptop. Ou qualquer computador que funcione e que nao seja de internet cafe.
- Bit torrent, limewire e todas as piratarias da internet
- Esquina Grill do Fuad, Choperia Liberdade, Ibotirama, BH Lanches, Real, Charm,
City Butanta, Antonius, Bolao e todo e qualquer buteco copo sujo.
- Feijao, muito feijao, por cima do arroz ( o pessoal aqui miguela muito no feijao)
- Nossa cama e nossos travesseiros
- Filmagem. Acordar 5:30 da manha e ficar o dia inteiro estressado numa filmagem cheia de cenas.
- Quicktimes de internet
- Final Cut e After FX (nao esta muito nerd essa lista nao?)
- A vista da nossa varanda
- O som disco music da nossa campainha
- Passa-rapido da reboucas
- Mamae, papai e minhas irmas
- Belo Horizonte
- Jogo do Galo.

16.10.06

Puerto Escondido, 16 de outubro de 2006

Que tal um pouquinho de emocao no final do filme?

Pois pra quem pensava que a viagem ja tinha acabado, reservamos uma pimentinha para o final.

Ja ouviram falar das revoltas de Oaxaca?

Bem, Oaxaca e o estado em que estamos agora. Estamos em Puerto Escondido, uma pequena cidade praiana ocupada por surfistas gringos. Aqui esta tudo calmo, mas o mesmo nao se pode dizer da capital do estado, que tambem se chama Oaxaca.

Ha quase 5 meses, uma greve de professores ganhou proporcoes de revolta popular. Batendo de frente com o intransigente governo direitista, as manifestacoes ganharam o apoio da populacao. A intransigencia virou repressao, e as passeatas comecaram a ser fortemente reprimidas pela policia. A partir dai, o levante popular passou a negar a autoridade do governador, e a cidade se transformou em uma especie de terra de ninguem, cenario de bang bang.

A questao esta quente como salsa mexicana, e recentemente o problema chegou nas estradas, com manifestantes tomando os acessos ao estado.

E a gente com isso?

Bem, fortemente desrecomendados por todos os locais a nao visistar a cidade de Oaxaca (que eh uma cidade colonial bem charmosa), seguimos pelo litoral. Hoje iriamos comprar uma passagem para Acapulco, velha e conhecida praia farofeira, nosso ultimo destino antes de voltar a capital. Mas fomos impedidos.

Impedidos?

Sim. A rodovia que da acesso a Acapulco neste momento esta com o transito impedido pelos manifestantes, e a companhia de onibus nao estava vendendo passagens para la.

A unica solucao foi comprar uma passagem de volta a capital, Cidade do Mexico, numa viagem antecipada que vai durar 12 horas e supostamente utilizara as rodovias privatizadas e (supostamente) sem manifestantes.

Bem, daqui a pouco saimos. Desejem-nos sorte pela nossa fuga do estado de Oaxaca.

12.10.06

Queda de audiencia

No Brasil, Lula e Alckmin deixam as delicadezas de lado na disputa do segundo turno. Nos Estados Unidos, um teco-teco bate num predio e todo mundo fica lembrando de 11 de setembro. Na Coreia do Norte explodem bombas nucleares. O Google compra o Youtube. No futebol, o meu querido Galo eh lider da segundona, campeonato para onde o Corinthians periga ir no ano que vem.

Eh, a nossa volta ao mundo zicou (mandem reclamacoes para a Varig), mas o mundo continua dando voltas. E com tanta coisa acontecendo, nossa mini-viagem fica naturalmente chata para os leitores. Pra quem esperava ver a cada semana noticias e fotos de um pais diferente, o tedio toma conta. Cade o Vietnam, o Camboja, a Turquia, os Emirados Arabes? Voces nao vao sair do Mexico nao?

Nao eh por acaso que a audiencia deste blog caiu pela metade, e so nao fica no zero porque nossos familiares ainda nos tem apreco.

Bem, a viagem ja esta quase no fim. Daqui a 9 dias ja estaremos no Brasil, e entao tudo muda pra melhor: o virtual vira real, e no tete-a-tete a gente conta tudo com muito mais emocao.

Mas enquanto a volta nao chega, seguimos tranquilos pela praia. E bom feriado a todos.

11.10.06

Paraiso


Ah, que delicia!!! Estou tao feliz!!! Na verdade esse lugar eh daqueles pra passar um bom tempo, eh uma pena que falta tao pouco tempo para voltarmos ao Brasil...

A nossa pousada fica na pontinha da praia, no canto mais charmoso, alias. Estava la ate agora, com a praia so para mim, nadando numa agua transparente...

Na verdade algumas pessoas passaram por ali. O casal de alemaes, que dividiu o taxi com a gente, e um casal de naturistas. Mas todos me deixaram em paz muito rapidamente.

Tanto a nossa quanto as outras pousadinhas da praia sao super simples. O banheiro, por exemplo, eh coletivo, a cama esta coberta por um mosquiteiro, a janela nao tem vidros, mas temos duas redes na nossa varanda da nossa cabana que fica a uns 20 metros da praia. Tudo isso por menos de 15 dolares por dia!!!

Agora vou tentar arrastar o George do computador, que ele ja esta aqui ha 3 horas, pra gente curtir a praia juntos.

Zipolite, 11 de outubro de 2006


Estado de Oaxaca. Passamos a noite no busao, e depois de 10 horas de viagem chegamos a Pochutla, cidade que fica a meia hora do litoral.

Dividimos um taxi com uns alemaes, e chegamos a Zipolite, uma vila de pescadores, com 800 habitantes, que abriga uma praia de 2,5 km absolutamente maravilhosa, e cheia de pousadas e hoteis charmosos e baratos.

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
EEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Quase um mes depois de quase ter chegado aos paraisos do sudeste asiatico, finalmente chegamos a uma prainha lindinha, com agua azul, terrinha bonita, charmosa e tudo mais, onde podemos passar uns dias tranquilos.

Como em toda nossa viagem, tudo vem com um porem: chegamos na cidade junto com uma chuvinha, mas que agora ja acabou.

Estamos num hotelzinho sensacional, todo criativo, a 30 metros da praia, e ja agendamos um passeiao de barco com direito a uns mergulhos bem interessantes.



Este eh o nosso quarto, e a vista do nosso quarto. Que tal?

10.10.06

Tuxtla Gutierrez, 10 de Outubro de 2006


Palenque para San Cristobal
Ontem, saímos de Palenque logo cedo. Pegamos mais um onibus e chegamos em San Cristobal de Las Casas(foto acima), a 200 km de estrada. Como as condicoes da estrada estavam pessimas, a viagem durou quase 5 horas.

Mas tudo bem. Passamos uma tarde agradabilissima em San Cristobal, uma cidadezinha antiga e muuuuuuito charmosa. Comemos bem, caminhamos bem, vimos casinhas bonitas, e de noite pegamos outro onibus para a Tuxtla Gutierrez, a capital de Chiapas.

Tuxtla e Chiapa del Corzo
Tuxlta Gutierrez nao tem nada demais. Mas a pouquissimos quilometros dali, em Chiapa de Corzo, esta o Canon del Sumidero, um pedaco de rio com uns "canyons" impressionantes. Ja no dia seguinte - hoje - pegamos o barquinho e fizemos o passeio mais do que turistico, mas obrigatorio, pelo rio. Demos sorte e vimos uns crocodilos na beira do rio Grijalva, foi legal.

No passeio, fizemos amizade de ocasiao com uma delegacao de turistas - 2 espanhois, 1 mexicano, 1 hungara e 1 italiano. Cada um vem de um lugar, e seguem para outros, e com eles passamos a tarde e este inicio de noite, tomando cerveja e conversando. Ah, eles tem um Lonely Planet novinho e ja fizemos um monte de consultas!!!!
Nao estou conseguindo colocar fotos computadores que arrumamos por aqui. Perdoes pelo blog ficar assim, meio chato. Prometo tentar sempre....

Atualizacao: nao mais... :-)

8.10.06

Palenque, 08 de outubro de 2006


Estado de Chiapas, sul do Mexico. Enquanto o subcomandante Marcos e seu Exercito Zapatista continuam em algum lugar da Sierra Madre na guerrilha pela "libertacao nacional", Escarola e Abobrinha pararam em Palenque, ja quase na fronteira com a Guatemala, para desfrutar de 2 dias do mais puro turismo pequeno-burgues.

Palenque, ao contrario das ultimas cidades que visitamos, é uma cidade essencialmente turistica. E isso nos ajudou muito. Logo na primeira noite na cidade conseguimos um hotel bem limpinho pela metade do preco que pagamos em Ciudad Del Carmen. Nosso orcamento, que anda bem apertado, agradeceu.

Nos ultimos 2 dias conhecemos as 2 principais atracoes da regiao. Ontem, visitamos as ruinas de Palenque, que foi uma grande cidade do imperio Maia, que teve seu apogeo entre os seculos VI e IX d.C., ou seja, mais de 500 anos antes dos europeus chegarem na regiao.



Melhor do que aulas de spinning, melhor do que o Elys Belt, melhor do que o AB Shaper - subir as piramides mexicanas eh o must para fortalecer a musculatura da perna. Se nao fossem as cervejinhas que sempre tomamos ao fim do dia, talvez estivessemos ate magros.



Dia 2, aguas nao tao claras.

Alem das ruinas Maias, a outra coisa pra se fazer aqui eh visitar as varias cachoeiras que cercam a cidade. Por um dinheirinho, pagamos um perueiro que leva a turistada as 3 principais quedas: Misol-Ha, Aguas Azules e Aguas Claras.

Oba! Se a praia foi uma bosta, entao vamos de cachoeira! Roupinhas de banho no corpo, pegamos a van e.... pffffffff!

Como é temporada de chuvas, e ontem choveu um bocado na cidade, as cachoeiras estao transbordando, absolutamente improprias para o banho. Alem disso, a agua, longe de estar azul, ou clara, estava marrom como chocolate, trazendo todo o barro da serra. Esqueca o banho. Nos restou caminhar pelas cachoeiras de lado, imaginando como elas devem ser fantasticas fora da epoca de chuvas.

Mas tudo bem. Nao ficamos tristes. Pelo contrario, nosso humor esta otimo.

Palenque eh legal.

6.10.06

Villa Hermosa, 05 de outubro de 2006


Ou "Desventuras em Serie de Escarola e Abobrinha" Ou "Como ficamos solitarios sem o nosso Lonely Planet"

Nao e facil sair de viagem sem nenhuma dica. Isso porque escolhemos nossos destinos por tentativa e erro, e geralmente erramos. O erro desta vez foi ter ido para a Ciudad Del Carmen, uma especie de ilha banhada ao norte pelo mar do Golfo do Mexico e ao sul por uma lagoa, a Lagoa de Terminos.

Apesar da linda foto que ilustra a materia do Terra Mexico, a realidade nao era bem assim.

Praia, de fato havia, mas... nao. Vazia, cheia de sujeira, e sem nenhum barzinho ou restarurante aberto, o mar amarronzado combinava perfeitamente com o tempo cinza, depois de uma chuvarada que alagou metade das ruas da cidade.


Apesar de ter praia, ficou claro pra gente que a cidade dava costas para a praia. Depois soubemos que a cidade na verdade eh um centro de exploracao de petroleo, com uma estrutura que responde por boa parte da extracao de petroleo nacional. Ou seja, o turismo eh algo que passa longe dali.

Hospedagem? Esquece
O turismo eh algo bem dificil nessa parte mesmo. Sofremos tambem porque ali nao havia a velha e boa "pousadinha": ou o lugar e um chiqueiro mofado, ou eh um hotel caro. Mas, todos eram cubiculos sem janela, sem vista nem para o corredor do lado. Bem, ao final andamos por quase uma dezena de lugares, e encontramos um meio termo menos ruim. Mas acabamos por pagar mais por ter o luxo de um quarto com ar condicionado e TV a cabo, o que acabou por pautar nossa estadia na cidade.

TV a Cabo, Ar Condicionado = descanso perfeito


No dia seguinte, tentamos ir a uma segunda praia, dessa vez na parte virada para a lagoa. Outro fracasso. A primeira praia nao era praia, e a segunda, Manigua, tinha ate uma areinha, e uns barzinos, onde comemos bem e tomamos cerveja. Mas no final da tarde ja estavamos de volta ao nosso quarto do panico. Dai resolvemos fazer o nosso feriado ali mesmo. Compramos paes, frios e biscoitinhos no supermercado e passamos a noite vendo TV a cabo, curtindo o pior das series americanas: CSI Miami, CSI New York, CSI Las Vegas, Scrubs, Desperate Housewives, Gilmore Girls, House, Psych e America´s Next Top Model e o que mais nossos olhos aguentaram ver. E dormimos um monte - viva o ar condicionado.

No dia seguinte, vulgo hoje, saimos do litoral. Paramos aqui em Villa Hermosa, e vamos daqui a pouco a Palenque, uma cidade cheia de ruinas do imperio Maia. Tomara que seja legal. Ja vimos TV a cabo ate cansar...

P.S.: Na viagem de San Andres a Ciudad del Carmen, o onibus passava filmes. Acabamos nos deliciando com a obra-prima "Shaolin Soccer", besteirol chines com efeitos especiais (dublado em espanhol). Do mesmo diretor de "Kung Fuzao", essa mistura de "Cla das Adagas Voadoras" com "Os Trapalhoes e o Rei Pele" rivaliza desde ja com "Napoelon Dynamite" como pior/melhor besteirol de nossa viagem. E tenho dito.

3.10.06

Perdidos no Mexico

Enquanto eu procuro hostels e infos, o George fica colocando fotos no site...

O Lonely Planet esta capenga, faltam justamente as paginas dos lugares para onde vamos. Se alguem passar na Fnac da uma olhada e manda dicas pra gente, principalmente de lugares pra ficar em Palenque. E quaisquer outras dicas interessante que encontrem por ali.

San Andres Tuxtlan, 3 de outubro de 2006

Trivias da viagem

* Ha quase uma semana nao passamos mais que 24 horas na mesma cidade:

Quinta-feira - Nova Iorque
Sexta-feira - New Jersey, Phoenix, Cidade do Mexico
Sabado - Veracruz
Domingo - Alvarado
Segunda - Tlacotalpan
Terca - San Andres Tuxtlan
Quarta...


* Com 40 dias de viagem, ja pegamos...

9 avioes, sendo 5 voos internacionais
6 onibus intermunicipais
2 viagens de trem-bala
3 trens urbanos
para viajar entre cidades proximas
3 dias viajando na caminhonete do Ivan
Isso fora incontaveis viagens de metro, onibus, taxis, bicicletas e caminhadas montros por entre cidades

E se tudo der certo amanha estaremos... na praia!!!!!!

2.10.06

Tlacotalpan, 2 de outubro de 2006


Segunda feira. Saimos cedo do hotel de Alvarado, mesmo porque o calor nao nos deixou dormir direito.

Pegamos mais um onibus, e mais um pouco paramos em Tlacotalpan, uma cidadezinha colonial que ja nos foi indicada anteriormente.

A chuva que caía deu uma atrapalhada legal na nossa primeira caminhada, pra procurar hospedagem. Entre idas e vindas, acabamos numa pousada muito boa, chamada Meson Le Grand Monsieur. O "Meson" no lugar de "Maison" ganhou meu dia.

De fato, a cidade eh bem graciosa. 15 mil habitantes que moram na beira do rio em casas antigas, boa parte ainda do seculo XVIII. O legal eh que todas as casinhas sao pintadas de cores bastante vivas, e as ruas sao mais coloridas que qualquer Pelourinho da vida. O pior eh que tudo fica bem interessante.

Como eh segunda feira, a cidade estava beeeeeeem calma. Nao fizemos mais do que sentarmos na beira do rio, onde ha diversos restaurantes com pescados, e passar a tarde comendo camarao, tomando cerveja e lendo revistas. Vida besta, tranquila, exatamente como queriamos.


Quem diria que ha 5 dias atras estavamos em Nova Iorque.

Alvarado, 1 de outubro de 2006

Sul do Mexico, costa do Atlantico. Enquanto o Brasil se ocupava em eleger grandes nomes como Fernando Collor, Maluf, Clodovil e Frank Aguiar para fazer companhia a todos os sanguessugas e mensaleiros em Brasilia (ouso dizer que este tem tudo pra ser um dos piores congressos da história do Brasil), Escarola e Abobrinha seguem viajando sem rumo, de improviso, por terras mexicanas.

Nosso guia Lonely Planet, emprestado por nossos amigos, esta com as paginas referentes ao sul do mexico arrancadas. Amigos estes que ontem de manha tiveram que voltar a capital. Estamos sozinhos na jornada, e sem ter muito pra onde ir.

Ainda em Veracruz, fomos a rodoviaria, para comprar uma passagem para algum lugar. Como estavamos na costa, mas numa cidade portuaria, pensamos em talvez achar alguma praia por perto, para descansar.

Por sorte (ou azar, como saberao em breve), havia na rodoviara um posto de informacoes turisticas. Ali conversamos com uma garota bem prestativa, que nos mostrou um mapa da regiao e nos indicou uma cidade bem perto que supostamente tinha uma praia: Alvarado, a 70 km de Veracruz.

Dica aceita, pegamos um onibus para lá. Descemos no centro da cidade, que fica num rio bem proximo da costa. Entre idas e vindas, perguntando e perguntamos, descobrimos que a cidade nao tinha praia coisa nenhuma. E uma cidade pesqueira, quase num mangue, e que, alem de nao ter praia, nao tem nada de interessante.
O que fazer?

Bem, alugamos um quarto para deixar nossas coisas (uma espelunca), e descobrimos que hoje haveria uma festa na cidade. Oba! Festa no interior!


E de fato, houve festa. Era a festa do Rosario, uma festa catolica, que aconteceu na praca central, uma praca daquelas que tem uma igreja e um coreto. Sabe aquelas quermesses de cidadinha de interior do Brasil? Igual, sem tirar nem por.

Teve bandas tocando musicas (todas naquele estilo banda de interior amadora), barraquinhas vendendo doces e outras com jogos. O parquinho de diversoes tambem funcionou, no melhor estilo anos 70/80, com carrossel, roda gigante (nem tanto), carrinhos tromba-tromba. Todo mundo com suas melhores roupas, criancas, jovens, velhinhos.
Foi legal.

O ruim foi voltar pra espelunca quente que a gente alugou pra dormir.

1.10.06

Veracruz, 01 de outubro de 2006

Na verdade ainda eh dia 30. Sao 3:32 da manha do dia 01.

Chegamos correndo a Veracruz, pois traziamos as pecas para arrumar a escultura do Gil, La Nomada, para a expo que abria as 19h. Mas ja eram 19h15.

Corremos atras de um taxi, para descobrir que tinhamos que comprar um boleto antes de pegar o carro. Com ele na mao corremos para os taxis, sem perceber que havia uma fila. E claro, o que estava na nossa frente levou o ultimo taxi...

Mais atrasados do que possivel, pegamos o Gil na porta do hotel e fomos para o centro onde rolava a expo. Por sorte eram 3 edificios, e o do Gil seria o ultimo do tour!!!

Ficou perfeito!!!

Dali fomos pro jantar oficial, com uma entrada nada triunfal - estilo repassando fitinha de plastico do pulso. Entao para o bar, e agora festa no quarto do hotel, onde entramos para passar uma noite clandestinamente...


Rolou um computador, e como ja disse que nao sei como sera a comunicacao de agora em diante... aproveitei!!!