31.8.06

Ressaca em Guanajuato, 31 de agosto de 2006





Hoje passamos o dia bundando, uma ressaquinha da balada de ontem...

Depois de nosso relaxante dia no Escondido Place saimos para nos encontrarmos com outros amigos do Ivan, acabamos indo outra vez no Bar Ocho, onde tomamos so uma cervejinha enquanto reuniam-se as pessoas. Tentamos varios bares, mas como ja era meia-noite quase tudo estava fechado.

Fomos para um boteco, uma "cantina", que eles frequentavam na epoca da faculdade, mas que agora ja e bem limpinho e turistico - Bar Tradicional la Luna. Comemos umas quesadillas e burritos de salchichas, tudo regado a limon, sal y chile...

De la seguimos para La Dama de las Camelias, onde os nossos amigos mostraram que tem salsa no pe. O Ivan tentou dancar comigo, mas sinceramente, nao funcionou muito bem... nao sou nada boa nisso.

Contabilizamos muuuuitas cervejas, sem contar o mescal que levavamos numa garrafinha de agua.

Acordamos tarde e fomos tomar cafe da manha numa barraquinha na rua - Gorditas e Tlacoyo com suco de laranja. De la fomos para a casa do Rodrigo para tomar banho, mas acabamos vendo desenhos na TV e cochilando mais.

Agora voltamos do supermercado onde compramos coisas para fazer um jantar aqui no escritorio do Rodrigo e do Miguel, com todo o pessoal que conhecemos ontem.

Comidinhas

Ja descobri qual sera o tema do proximo almoco la em casa: comida mexicana. Talvez possa parecer uma repeticao do chile e guacamole que fiz ha alguns anos, mas e que descobrimos tanta comida maravilhosa e diferente nesses dias que passamos aqui, e tudo e tao delicioso, que vale a pena.

Chegando em Guanajuato paramos para comer e eis que descobrimos a quesadilla de huitlacoche e corundas de queso. Huitlacoche e o fungo que cresce no milho somente nesta epoca, quando chove muito. As corundas sao feitas de massa de milho, envolvidas em acelga, cobertas com creme de leite e salsa verde.

Hummmm...

A Santissima Trindade do Mexico: limao, sal e chile.

San Miguel de Allende, 30 de agosto de 2006

Nossa viagem esta muito estressante. Muitos lugares, caminhadas, bares, amigos, risadas. Por isso, hoje resolvemos relaxar. Saimos com Ivan e Rodrigo e fomos a "Escondido Place", um lugar de aguas termais a menos de uma hora de Guanajuato. Passamos a tarde nadando na agua quente, e depois passamos pelo centro de San Miguel de Allende, uma cidade tambem historica, mas um pouco mais turistica.

Nossa vida esta muito dificil por aqui...

29.8.06

Tequila!


Ontem fizemos o que todos esperam de nos: tomamos um grande porre de tequila. A noite, no centro, bar cheio de gente gritando, cantando, dancando na mesa. Chingon...

Guanajuato, 29 de outubro de 2006


Hoje pegamos a estrada, eu, Carol e Ivan, nosso anfitriao. Acabamos de chegar em Guanajuato, uma cidade historica a umas poucas horas de Guadalajara. Linda.

Estamos num escritorio de arquitetura e arte de uns amigos de Ivan, tomando a primeira cerveja. Ficaremos por aqui uns 2 dias, depois voltamos. Será "chido".

28.8.06

Guadalajara en un llano...

Mexico en una lagunaaaaaa...

Ontem, no mercado de guadalajara, provamos a Tuna que e cantada nesta musica, que e uma fruta de um cactus. Descascada parece um pouco com um kiwi, mas com um tom mais claro de verde... A casca pode variar de um verde claro a um rosado, e e cheia de espinhos...

Tambem provamos um sorvete de tequila e uma bebida feita de milho fermentado, que nao lembro do nome, pois nao gostei do sabor. Depois provamos umas balas de tamarindo e de arrayanes.



Seguimos para a Plaza de los Mariachis, onde tomamos algumas cervejas ao som desses musicos - que algumas vezes disputavam nossos ouvidos, tocando ao mesmo tempo.

Voltamos para casa e continuamos a comilanca com cositas que compramos no mercado. O Ivan nos preparou uma pie (torta) de chiles poblanos com panela, outro falso cognato, trata-se de um queijo. Com a massa que sobrou da torta, fizemos umas empanadas de romeu e julieta, mas que acabamos comendo so hoje de manha, no cafe, pois nao sobrou espaco...

Entao para o gran finale da noite, assistimos a uma magnifica obra de arte chamada Napoleon Dynamite. Maravilhoso, todos tem que assistir esse filme um dia!!!

Celebridades improvaveis da internet

Edgar esta para o Mexico assim como Jeremias esta para o Brasil.

Sonho

Esta noite sonhei que o Tato tinha uma filhinha, e ela ja estava com uns 2 ou 3 anos. Era bem morena, com cabelos negros e compridos, muito fofa e extremamente inteligente. Seu nome comecava com BE mas nao lembro como era...

26.8.06

Fotos


Agora sim, o nosso album de fotos esta bem cheio. Deem uma olhada...

Cidade do Mexico, 26 de agosto de 2006


Mas pra dizer a verdade, fiquei fa mesmo do Mistico. O cara era fantastico, dava altas piruetas, destruindo seus adversarios!!! Hehehehehe. Tinha uma legiao de fas usando sua mascara e tudo - eu tambem ja comprei a minha e vou despachar pro Brasil antes de seguirmos viagem para LA.

Hoje acordamos super tarde, levamos a roupa para lavar e nos mandamos para Coyoacan, um bairro no sul da cidade onde esta a casa azul da Frida e do Diego. Outra vez um museu com poucas obras, mas pelo menos voltaram a aceitar minha carteirinha (com desconto, nao entrada gratis). Mas o legal neste caso era conhecer a casa, uma vila maravilhosa!!!

Almocamos umas tostadas, que estavam absolutamente deliciosas, no mercado de Coyoacan, que fica numa pracinha muito simpatica chamada Hidalgo. O mercado era enorme e muito mais turistico do que os outros dois que conhecemos, pela localizacao ao lado do museu.

Tomamos nosso primeiro camiñon para chegar ate o metro, paramos no centro para comprar um DVD do Santo (o pai do que vimos ontem), e estamos de volta a casa.

Ja ligamos pro Ivan, saimos as 10h30 para encontra-lo em Guadalajara e desde la faremos novos planos. Vamos passar esse fim de tarde com o Gil, a Mar e o Frank, para nos despedirmos. Realmente o tempo passou muito rapido, mas ja tenho a sensacao de ter criado uma rotina na cidade, que e uma coisa que adoro - definitivamente e um lugar que quero voltar outras vezes.

San-to!!! San-to!!! San-to!!!!


El Hijo del Santo Vs El Hijo Del Perro Aguayo, na Arena Mexico

25.8.06

Surreal

Olha quem vamos ver agora a noite!

esCAROLa is Back!

Como sempre o George monopoliza o blog. Nem posso reclamar muito, ja que isso o mantem atualizado, e tambem com fotinhos...

Daqui a pouco voces devem conseguir ver as animacoeszinhas que fizemos nesses primeiros dias, e so o George ter um pouquinho mais de tempo na frente do computador. Fizemos uma de presente pro Nacho, uma de presente pra minha mae, e as outras sao pra todo mundo.

Ontem a noite passamos aqui na casa do Gil e da Mar, fizemos sessoes de todas essas animacoes e de alguns videos deles. Desde uma super-master-mega-producao de quando o Gil era adolescente, pastelao-bang-bang-a-italiana, ate a proxima obra que ele vai mandar de inscricao pro proximo videobrasil.

Vimos tudo projetado no telao que, como quase tudo por aqui, tem um mecanismo inventado pelo Gil pra se armar.

Agora sao 10h30, vou la tentar acordar o George pro cafe-da-manha. Hoje devemos visitar os museus da Frida e do Rivera.

FOTOS! FOTOS! FOTOS!

Finalmente, apos longo sofrimento, consegui postar algumas fotos pra voces verem.
Sao todas do primeiro dia, estamos atrasados, mas ja valem

Vejam aqui.

Teotihuacan, 24 de agosto de 2004



Dia 3

Hoje saimos da metropole. A 50km da cidade, cumprimos o nosso dever de visitar as ruinas de Teotihuacan.

Meio de semana, fora de temporada, depois de um dia de chuva. Foi otimo ir a um ponto turistico e nao se atrapalhar com as hordas de turistas do mundo todo.

Teotihuacan era uma cidade enorme, que teve quase 200 mil habitantes antes mesmo da ascencao dos Aztecas. Estamos falando de antes do seculo 8.

Impressionante. Subimos a terceira maior piramide do mundo, um monstro. E olhe que ja estamos na altitude elevada da Cidade do Mexico. Andamos por 6 horas por tudo que pudemos, cansamos um monte, mas ficamos de boca aberta. Nada se compara a ir ao topo de uma das piramides e ver o desenho da cidade.

Voces tem que ver isso. Ver nossas fotinhos e, quando puderem, vir aqui de fato.

Novas notas

* Nosso cronograma anda sempre corrido. De manha somos turistas, de noite temos a companhia dos nossos fantasticos anfitrioes e amigos, Gilberto Esparza e Marcela. Nao sobra muito tempo pra internet, mas vamos fazer de tudo para nao deixa-los sem noticias.

* Sabe a tal chuva de granizo que rolou ontem? A coisa foi seria. Fazia anos que nao chovia assim. O metro parou, houve engarrafamentos montruosos, lugares com 30 centimetros de gelo, teve ate goteira no Senado Federal. Se uma chuva dessa cai em Sao Paulo, faz mais estrago que o PCC...

* Sabem a historia de que o Mexico ainda nao tem presidente eleito? A coisa eh muuuito mais seria. Tao seria que vou explicar so daqui a pouco.

* Os proximos dias de nossa viagem prometem ser inusitados. Nao vou contar nada.

* Ontem a noite fomos na abertura de uma exposicao coletiva onde o nosso anfitriao, Gilberto, exibia um trabalho - o cara eh um artista plastico dos bons. O mais interessante (alem da boca livre, claro) foi conhecer um pouco da "elite branca" da cidade. Pela primeira vez estivemos em um lugar onde aquela cara de mexicano tipico nao era a maioria. Saltava em nossa vista a diferenca visual entre o povo que vimos no centro da cidade, e o jet set artistico que fazia o social na galeria de arte. Parece outro lugar que conhecemos.


* OK, vou resumir um pouco da situacao da eleicao, pra quem so sabia por alto. Seguinte. Desde sempre, o processo tinha 2 candidatos principais: Lopez Obrador e Felipe Caldeiron. Lopez Obrero era prefeito da Cidade do Mexico, e ganhou enorme popularidade como uma opcao de "esquerda light", aquela mesma que tem discurso de esquerda, mas acoes nem tanto. Mesmo longe de ser radical, seu sucesso tornou-se um perigo para a direita que sempre governou o pais. Felipe Caldeiron (ou FeCal, para os inimigos) era o candidato de Vicente Fox, direitoso que governa o pais ha alguns anos.
A campanha eleitoral foi marcada pela baixaria, de todos os lados. Tentativas de impugnacao de canditaturas, improperios em horario eleitoral, baixaria nos debates, manipulacao da imprensa. Ao final desse processo, os dois candidatos estavam empatados.
Eis que a eleicao e marcada por inumeros casos de fraude. Fraudes comandadas por mesarios, fraudes na contagem dos votos, fraudes ate mesmo na totalizacao eletronica dos votos. Ao final, Felipe Caldeiron ganhou por uma diferenca minima. Os partidarios de Lopez Obrero, inconformados, pediram recontagem dos votos, o que foi atendido somente em parte. Essa pequena recontagem, tambem polemica, nao mudou em nada o cenario. Mas, dado os recursos impetrados pela oposicao, o resultado do pleito ainda nao foi homologado.

Desde entao, a cidade esta tomada por pedidos de recontagem voto a voto. VotoXvoto, CasillaXCasilla, isso esta escrito em faixas, pixacoes, e na gigantesca manifestacao permanente armada no centro da cidade. A chance disso acontecer eh minima, e tudo leva a crer que no inicio de setembro, Felipe Caldeiron seja anunciado e empossado presidente da republica. Mas ate la....

* Esta tarde, tenho que descansar. Ate mais gente.

23.8.06

Cidade do Mexico, 23 de agosto de 2006

DIA 2

* Sabe a chuvarada que estava na previsao do tempo ali embaixo? Aconteceu hoje. Mas nao foi uma chuvinha normal - foi granizo, granizo, granizo, como nunca vi. As ruas ficaram brancas, como se tivesse nevado. Uma neblina pesada por onde nao se via absolutamente nada. Por sorte estavamos no Museu quando isso aconteceu.

* Temos que comecar a publicar fotos ja. Voces tem que ver isso tudo!!!!!

* Outro museu aceitou a carteirinha da USP da Carol.

* Dia 2, mais caminhadas pelo centro: 2 mercados de comida, feira de artesanato, Museu de Bellas Artes, com diversas obras dos muralistas, incluindo diversos classicos de Diego Rivera.

Por sorte havia la uma exposicao de arte contemporanea latinoamericana, com belissimas obras de Jesus Soto, Lygia Clark, Oiticica, Mira Schneidel e outros tantos.





* Almocamos num restaurante "turistico" e nos ferramos. Seguindo a dica do nosso Lonely Planet, fomos a um restaurante tradicional na praca central. A vista era linda, a comida, excelente. Mas gastamos um dinheiro que pode fazer falta pra frente.

* O Mexico eh ducaralho. Ponto.

22.8.06

Cidade do Mexico em pequenas notas

* Em apenas uma tarde, tiramos mais de 500 fotos pelo centro da cidade, lotando o nosso memory stick.
Como estamos em um computador antigo, nao vai dar para colocar as primeiras imagens agora. Calma.

* O metro e otimo. 11 linhas, cobre a cidade inteira e custa o equivalente a 50 centavos de real.

* Ninguem aceita cartao de credito. Nem Visa, nem Visa Electron, nem Rede Shop, nem nada.

* Se nao gostam de cartao de credito, tampouco gostam de dar troco. Estavamos com uma nota de 200 pesos, que foi recusada na bilheteria do metro, num Seven-Eleven e so foi aceita na entrada de um Museu.

* Este mesmo museu que trocou nosso dinheiro aceitou a carteirinha de estudante da Carol, da USP, e nao lhe cobrou entrada.

* Caminhando hoje de tarde pelo centro, passamos pela Catedral Metropolitana (tao somente a maior igreja da america latina), entramos no Templo Mayor (ruinas de uma piramide Azteca descoberta ha 30 anos soterrada bem no centro da cidade).

* Mas tambem passamos por um monte de ruas cheias de vendedores de pirataria (pior que no Brasil), por uma rua onde so se vende artigos liturgicos, pela rua so de lojas de lustres, pela rua de acessorios para banheiro, pela rua de artigos de fotografia, pela rua das vendas de flores de plastico. Ainda falta muito a caminhar.

* Nao sabemos muito sobre a polemica eleicao presidencial que aconteceu no ultimo mes. Vamos nos informar. O fato e que os partidarios do candidato supostamente perdedor ocuparam uma avenida toda do centro da cidade numa manifestacao permanente pela recontagem total dos votos da eleicao. Enquanto isso, o pais segue sem presidente eleito.

* Nao raramente os carros que vemos na rua sao velhos e batidos.

* Os onibus que circulam parecem uns carro fortes. So que caindo aos pedacos.

* Meninas criancas mexicanas parecem japonesas.

* Nos encanta el acento Merricano!

* Vamos sair pra beber agora. Ate amanha pessoal.

Custos na Cidade do Mexico

Antes de qualquer coisa, o cambio aqui e 10,60, mas pra facilitar a gente acaba fazendo 10... Os valores sao em pesos

Metro $2,00
Agua $8,00
Cerveja Long-Neck $25,00
Taxi do Aeroporto $152

Cidade do Mexico, 22 de agosto de 2006

E quase inacreditavel... o dia finalmente chegou, estamos aqui.

E super bem recebidos pelo Gil e a Marcela, que moram num apartamento cheio de traquitanas e invencoes roboticas!!!

Chegamos quase as 6 da manha, depois de uma corrida de taxi que quase terminou em acidente. O transito em SP e louco, mas nada comparado a isso aqui. Eu estava deitada no colo do George, tentando dormir ja que isso foi dificil no aviao (a cadeira reclinava aproximadamente 0,05%) - mas isso era impossivel de tanta bozinada junta!!!

Entao capotamos ate quase meio-dia - bastante justificavel pelos ultimos dias que tivemos no Brasil, estressados e sem dormir.

Nossos anfitrioes prepararam um maravilhoso cafe-da-manha mexicano, com quesadillas e huevos, que valeu por um almoco (resumindo foi um brunch, hehehe), e entao saimos para nossa primeira aventura, nosso primeiro metro, nosso primeiro museu, nossa primeira chuva, nossa primeira cerveja, nosso primeiro dia.

21.8.06

Malas prontas!


Plantao Escarola e Abobrinha informa:

Antecipamos nossa viagem. Vamos embora hoje, as 22 horas, para o MEXICO.
Estamos pobres, mas vamos viajar!

Mais informacoes durante a nossa programacao normal.

Novelas da Preparacao - Parte 2 - O Fator Varig


Mal começou, e nossa viagem ja passa por fortes emocoes.

E a protagonista desse capitulo e a nossa querida Varig.

Pois o nosso primeiro trecho, a saida do pais, o comeco de tudo, eh um voo da Varig, Sao Paulo - Mexico.

Voo? Que voo????


A Varig não voa para o Mexico ha algumas semanas. Ja sabemos disso, apesar da Varig divulgar na imprensa que todo mundo seria avisado com antecedencia... mas ninguem nos procurou.

Nenhuma outra companhia da Star Alliance, alem da Varig, voa para la. Entao, a primeira solucao era tentar acomodar-nos em um voo de outra companhia, como a AeroMexico.

Mas quem disse que alguem aceita passagem da Varig pra alguma coisa? Eh puro lixo, não serve pra nada! Salvo a Air Canada (?), nenhuma companhia endossa passagem da Varig pra lugar nenhum.


A agente de turismo que marcou nossas passagens tentou ver algum tipo de solucao, telefonou, conversou, pediu, e nada. Pior: ela jogou a toalha na sexta de tarde e... sumiu!

Desesperados, fomos ao aeroporto no sabado tentar resolver a coisa. E a unica verdadeira solucao eh: comprar uma passagem por outra companhia e pedir o reembolso da Varig.

Eh o que vamos fazer, comprar mais uma passagem, e entrar na pequena fila de credores da Varig.

Tomamos ferro. Choramos um monte no fim de semana com a possibilidade de tudo dar errado.

Mas, quer saber? Nos vamos! Pobres, do jeito que der, vamos!

P.S.: O voo de volta, la no final da viagem, tambem eh Varig. Mas esse vai ser outro capitulo... aguardem essas emocoes para depois.

Previsão do tempo


Da nossa semana. Chuva!

SPAM

Anteontem mandamos um belo de um spam para os amigos falando da nossa viagem e desse blog.
Logo recebemos vários e-mails resposta, mensagens no msn, telefonemas, comentarios desejando boa sorte...

A todos... BRIGADUU!!!

20.8.06

Novelas da Preparacao - Parte 1 - Vistos

Viajar por 10 paises significa tirar um monte de vistos de entrada. Estamos tratando disso desde marco, quando compramos a passagem.

Por enquanto, quase tudo deu certo. Conseguimos visto para os Estados Unidos sem problemas, apesar da trabalheira de marcar entrevistas, e pegar a fila quilometrica.

O Mexico, que recentemente passou a pedir visto tambem, foi tranquilo. Assim como o do Vietnam, que fizemos pelo correio.











Outros paises foram mais dificeis.


Japao - Na primeira entrevista que fizemos, a atendente analisou os documentos e falou para a Carol "Voce ganha muito pouco!".

Voltamos no consulado 2 meses depois, com outros documentos, tensos e cheios de papo mole. Conseguimos. Uff.



Emirados Arabes Unidos - SURREAL. O pedido de visto tem que ser feito por alguem de la, geralmente o hotel. O hotelzinho que reservamos, um Ibis da vida, pediu um cheque caucao de US$ 1500 para fazer isso!!!! Como assim?

A Carol ligou na embaixada e o representante no Brasil nos esclareceu tudo

- Ah! Facam a reserva num hotel de 4 ou 5 estrelas que nao tem isso
- Mas nao temos dinheiro para ficar em hotel de luxo!
- Nos nao queremos que pessoas sem dinheiro nos visitem.
Vish.

Tivemos que procurar um hotel de estrelinhas menos caro pra ficar. Mas fica a dica: mochileiros, passem longe de Dubai!

De resto, falta o visto para Camboja, que nao tem representacao no Brasil - vamos tirar em outro pais. E pronto.

19.8.06

FAQ: Por que vamos dar a volta ao mundo?



Bem, a principal culpada de fazermos essa loucura e a Star Alliance, uma rede de 18 companhias aereas que voam pelo mundo afora.

Foi por essa rede que adquirimos as passagens dos voos que vao nos fazer dar volta ao mundo: compramos 29000 milhas cada um (o pacote mais barato), que podem ser usadas em qualquer voo das companhias da "alianca". A vantagem e que o preco dessas milhas e quase que equivalente a uma simples ida e volta do Brasil para um pais da asia. Proporcionalmente, uma pechincha.

Poderiamos marcar essas passagens num intervalo de 1 ano, desde que o local de origem e de fim da viagem fosse o mesmo. Nao ha passagens de volta, e por isso somos "obrigados" a dar a volta ao mundo por esse pacote.
A disponibilidade das companhias aereas e o limite de milhas a serem viajadas é que determinaram em grande parte o nosso roteiro. Nao vamos nem muito ao norte, nem muito ao sul, para que não estouremos nosso limite.

Ainda assim, onde arrumamos a grana pra viajar 2 meses pelo mundo a toa?

Ha malas que vao pra Belem... no inicio do ano, o nosso carro foi roubado. Felizmente o veiculo tinha seguro. Mas, ao inves de pegar o dinheiro e simplesmente comprar um novo veiculo, que nao nos levaria muito longe, resolvemos comprar essa passagem. Uma poupancinha anterior nos garantiu os dolares que vao nos sustentar por esses 2 meses. E so. Nao ganhamos na loteria, nao ficamos ricos de repente, nem vamos viajar por "paitrocinio". Foi so termos prioridades na vida.

Escarola & Abobrinha World Tour 2006

Mexico, Estados Unidos, Japao, Vietnam, Camboja, Tailandia, Emirados Arabes Unidos, Turquia, Alemanha, Espanha.

Em menos de 72 horas, eu e Carol partimos pra visitar todos esses paises ai em cima, num intervalo de 65 dias.

Ou 66, por que vamos dar a volta ao mundo pelo oeste e ganharmos um dia de vida no calendario.

O blog da Escarola e Abobrinha volta agora pra contar tudo e mais um pouco sobre as nossas aventuras e desventuras por 4 continentes. Se tudo der certo, vamos escrever, mostrar fotos, mostrar videos e o que mais der. Nosso diario de bordo ha de fazer jus ao tamanho da nossa viagem.

Boa sorte para nosotros, e sempre que puderem, passem por aqui, ok?